Início do conteúdo

Campus Ibirubá renova parceria com Biotrigo para estudos sobre a cultura do trigo


O IFRS – Campus Ibirubá promove ações junto ao setor produtivo, possibilitando a integração com os arranjos locais, através da cooperação de atividades. Algumas formas de cooperação são os projetos de pesquisa e acordos de parceria, que desempenham um papel fundamental no auxílio para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da região de atuação do Campus.

O Escritório de Projetos do Campus Ibirubá renovou uma importante parceria com a Biotrigo, a qual já realizou diversas ações de cooperação com o Campus. O acordo realizado esse ano tem por objetivo implementar de ações de parceria ligadas ao projeto “Avaliação de doses e formas de nitrogênio em trigo aliadas ao uso de redutor de crescimento”. O projeto é coordenado pela professora Dra. Bruna Dalcin Pimenta, com a colaboração dos alunos do curso de Agronomia, Bruna Eduarda Kreling e Cristiano Tonet, e visa a determinar a forma de aplicação de nitrogênio (incorporada, fracionada e total) que detém a maior produtividade para a cultura do trigo, e, também, qual a dose indicada, e a relação dessas com o uso de redutores de crescimento. Com isso, busca-se promover, juntamente com a Biotrigo, resultados inovadores para os produtores rurais da região do Alto Jacuí.

Segundo o coordenador do Escritório de Projetos, Lucas Andrade: “A parceria é de grande importância, pois uma das formas de estimular a inovação é aproximar o conhecimento às demandas da sociedade, o que fortalece o trabalho do IFRS – Campus Ibirubá em cooperar e aproximar as relações com os arranjos produtivos de Ibirubá e da região do Alto do Jacuí”. Além dessa parceria, o escritório ainda trabalha com outros projetos, que envolvem cerca de 10 empresas.

Fim do conteúdo