Campus Ibirubá recebe apoio da Câmara de Vereadores

Em sessão solene realizada na segunda-feira, 9 de setembro, a Câmara de Vereadores de Ibirubá aprovou por unanimidade uma moção de apoio ao IFRS Campus Ibirubá em relação a situação orçamentária da instituição e o bloqueio de verbas pelo governo federal. O plenário recebeu servidores e alunos que acompanharam a sessão e cobraram de seus representantes o apoio necessário para que o Campus continue em funcionamento.

Na oportunidade, o Coordenador de Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Edimar Manica, teve um espaço na sessão para explanar sobre a infraestrutura e relevância do Campus para a comunidade regional, bem como onde foram feitos os cortes orçamentários e como isso inviabiliza o funcionamento do Campus até o final do ano de 2019. Em sequência, a palavra foi passada para os estudantes Iago Mocelin, do 1º ano do curso técnico em Informática, e Décio Rauch Jr., do 2º semestre do curso de Agronomia e egresso do curso técnico em Agropecuária. Os estudantes ressaltaram a qualidade do ensino que recebem e a importância de não ter que abandonar a cidade para estudar, como era feito antes da instituição iniciar suas atividades.

O impacto econômico do Campus para a Ibirubá também foi lembrado por Décio, que destacou que mais de 100 servidores de outras cidades vieram para Ibirubá em virtude do IFRS e se estabeleceram na cidade, investindo em moradia e no comércio local. O prof. Edimar evidenciou que o Campus oferta cursos noturnos, o que permite que os estudantes trabalhem durante o dia e estudem a noite, e ainda os cursos diurnos, como Agronomia, que trouxeram estudantes de outras localidade para residir em Ibirubá e também geram renda para a cidade.

Por fim, os vereadores reconhecem a importância do Campus e mostraram-se dispostos a mobilizar-se politicamente em prol do IFRS. O vereador Silvestre Rebelatto lembrou que auxiliou no processo de implantação da instituição, desde que era escola técnica até se transformar em Instituto Federal, e que essa foi uma grande conquista para o povo ibirubense.