Campus Ibirubá forma primeiro aluno surdo

Equipe do NAPNE e Everton

Uma história de determinação acompanha a trajetória de Everton Plácido, o primeiro aluno surdo a ingressar no Campus Ibirubá. Vindo de uma escola que não dispunha de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e na qual tinha várias dificuldades para acompanhar a turma, Everton ficou sabendo sobre o IF por meio de um amigo que lhe contou que havia um curso onde poderia aprender sobre plantas e animais, o Técnico em Agropecuária, e ali teria a estrutura necessária para evoluir seu aprendizado.

Ele ingressou na instituição no primeiro semestre de 2016 e, desde então, iniciou uma nova fase em seus estudos. No começo, conta que foi difícil: “Eu cheguei sem saber Libras e essa língua é muito rápida, eu não conseguia aprender tão rápido, mas aos poucos fui aprendendo. A turma teve paciência e sempre me ajudou muito.” Everton conta ainda que teve dificuldades em matérias como química e português, pois não teve a base para essas disciplinas, sendo a parte que necessitou mais esforços. No entanto, participou de projetos de ensino, pesquisa e extensão como forma de solidificar o que aprendia em sala de aula.

O desafio foi grande para todo o Campus, especialmente para o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), que foi o setor responsável por fazer toda a adaptação do currículo, utilizando vídeos e outras ferramentas para facilitar o aprendizado de surdos. Sabrine Oliveira foi a Intérprete de Libras responsável por acompanhar Everton nas aulas e conta como foi o começo: “Ele não era alfabetizado, nem em Libras nem em Português, então tivemos que começar ensinando a Libras para depois passar para conceitos científicos e tentar compensar o que ele não teve no ensino fundamental.”

No dia 5 de abril aconteceu a formatura dos cursos técnicos integrados do Campus Ibirubá e, junto aos demais formandos, Everton recebeu o título de Técnico em Agropecuária. Ele segue seus estudos no curso de Agronomia do Campus Ibirubá, mas confessa que ainda está em dúvida se é isso que realmente quer, pois gosta muito de veterinária. Quando perguntamos se ele indicaria o IF para seus amigos, ele responde que já faz isso: “Aqui sempre tive apoio para ampliar meu conhecimento, agora estou tentando levar isso também para meus amigos surdos, inclusive fui eu que conversei com o Pedro (estudante surdo que ingressou no Campus em 2019) e disse que aqui ele ia encontrar o suporte que precisava.”

Everton Plácido, primeiro aluno surdo formado no Campus Ibirubá