Campus Ibirubá firma primeiro acordo internacional

Auxiliar no desenvolvimento e inovação regional é uma das premissas do Campus Ibirubá. Uma das formas de se integrar à sociedade para cumprir esse propósito é por meio de parcerias e cooperação tecnológica com empresas e instituições que possam trabalhar em conjunto no desenvolvimento de pesquisa aplicada, produção cultural, empreendedorismo, cooperativismo, entre outros. O Campus Ibirubá já conta com várias dessas parcerias na região e até mesmo à nível nacional, mas no final de 2023 o IFRS ampliou essa rede e partiu para parcerias internacionais.

Alinhado à  Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o Campus Ibirubá firmou um acordo de cooperação internacional com a Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC). A parceria iniciou em novembro de 2023 e terá duração inicial de 5 anos. O objetivo é  incrementar o intercâmbio e a cooperação técnico-científica, com a finalidade de fortalecer a pesquisa científica institucional e os programas de desenvolvimento entre os dois países.

Inicialmente, o acordo é voltado para a área da Engenharia Agrícola, conforme explica a coordenadora do projeto Profª Drª Bruna Dalcin Pimenta. Segundo ela, serão desenvolvidos projetos que abordam modelagem aplicada a recursos hídricos na agricultura (irrigação, climatologia, solos e culturas), modelos de resposta produtiva das culturas de grãos e energéticas à irrigação, planejamento e manejo da água na agricultura irrigada, sistemas de bombeamento (elétrico, combustão interna e fotovoltaicos) para irrigação, eficiência energética de sistemas de irrigação, redes neurais artificiais, uso da automação (medição, captação e distribuição da água) na agricultura irrigada, bem como dimensionamento de barragens de terra.

“Desejamos parabéns a todos os envolvidos no Projeto, essas iniciativas fortalecem a nossa Instituição e potencializam o tripé ensino, pesquisa e extensão, auxiliando na qualificação de servidores e dos estudantes”, enfatizou Lucas de Andrade, coordenador de Desenvolvimento Institucional do IFRS Campus Ibirubá.