Abertura do Projeto “Ciência Revelada” aborda tratamento de efluentes

O projeto de extensão “Ciência Revelada”, sob coordenação da professora Ana Dionéia Wouters, busca levar a ciência para os jovens de Ibirubá de maneira clara e objetiva, aplicada nas mais diversas profissões. Para isso, serão realizadas palestras com profissionais de diferentes áreas, a princípio o público é composto pelos estudantes do IFRS e da Escola Edison Quintana e também as crianças da ONG Filhos do Coração e do Centro Social Floresta.

A primeira palestra foi com Álvaro Moreira, proprietário da Terrial Soluções Ambientais em Ibirubá, que é responsável pelo tratamento de água de várias cidades da região. A palestra tratou sobre o descarte de efluentes e aconteceu no auditório central do Campus Ibirubá na tarde de 20 de junho.

Efluentes são os materiais utilizados para a produção e que não geram o produto, ou seja, os resíduos que são descartados. Eles estão presentes nas indústrias, agricultura e no saneamento básico. O descarte e tratamento evitam que esse material contamine e polua o meio ambiente, no entanto, isso nem sempre é feito da maneira correta. Álvaro delega parte da culpa à fraca fiscalização nos setores que mais geram esse tipo de poluição e a falta de consciência ambiental. O palestrante ainda destaca a preocupação com a qualidade da água na região, pois segundo ele, 50% da água dos poços artesianos da região é contaminada com algum tipo de resíduo.

Os efluentes das indústrias de grande porte têm a maior porcentagem de descarte correto, chegando a 92%. Porém, 70% de todos os efluentes industriais são descartados pelas indústrias de médio porte e nessa área o tratamento não passa de 28%. O palestrante ainda destacou quais materiais são considerados efluentes e como fazer o descarte correto. Ao final do evento, ele respondeu dúvidas e conversou melhor com os participantes.

As atividades do projeto de extensão seguem nos próximos meses e serão itinerantes, acontecendo não só no IFRS, mas nas outras instituições parceiras também.