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Estudantes do IFRS Campus Ibirubá se classificam para a fase nacional da OBAP 2025


Estudantes do IFRS Campus Ibirubá se classificam para a fase nacional da OBAP 2025

Três estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Ibirubá foram classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2025, um dos mais importantes eventos educacionais voltados ao ensino técnico no país. A equipe, formada por Mateus Goergen, Isabel Pinno e Taíssa Klassmann, conquistou a vaga após se destacar entre cerca de 1.800 equipes inscritas de todo o Brasil. As cidades de Petrolina (PE) e Senhor do Bonfim (BA) recebem a fase nacional em agosto.

“A OBAP é uma excelente oportunidade de avaliar como é feito o aprendizado em diferentes regiões do país, conhecer novas realidades e culturas. A área da agropecuária é muito ampla, então vivenciar esse desafio é fundamental para a formação dos estudantes”, explica o professor Jardel Kirchner, que coordena a equipe e acompanhará os alunos na viagem.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais promove a competição com o objetivo de estimular o ensino técnico em agropecuária, promover a integração entre instituições e valorizar o protagonismo estudantil. Mais informações sobre a edição deste ano estão disponíveis no site oficial da OBAP.

Desafios e preparação

A primeira fase da OBAP consistiu em uma prova teórica online. O conteúdo exigido foi abrangente e desafiador, pois os temas abordaram diversas regiões do país que não estão no conteúdo diário dos estudantes.

“A gente estudou bastante os conteúdos disponibilizados e, apesar de esperarmos um bom desempenho, ficamos surpresos com o resultado tão positivo”, conta Mateus Goergen.

Para a fase nacional, os estudantes estão se preparando para provas práticas em áreas diversas, como inseminação animal, regulagem de semeadora, aplicação de vacinas, irrigação, alimentos e preparo de caldas agrícolas. Entretanto, alguns desses tópicos eles ainda não viram no curso e precisam complementar o aprendizado à tempo da competição.

“São nove provas práticas com diferentes níveis de dificuldade. Estamos buscando apoio dos professores especialistas em cada área para chegar bem preparados”, explica Taíssa.

Mais que uma competição

Além da disputa, os alunos também valorizam a experiência pessoal e profissional que essa oportunidade representa.

“Nunca viajei para fora do estado, então estou com muita expectativa. Vai ser uma chance única de conhecer novas pessoas e realidades e representar o IFRS”, comenta Isabel Pinno.

O professor Jardel ressalta ainda o esforço coletivo da equipe docente. Todos os professores da área estão mobilizados para auxiliar no preparo dos estudantes, permitindo que eles tenham contato com todos os diferentes temas da prova. Conforme o coordenador, os professores também focam em oferecer apoio emocional além da preparação técnica. Afinal, o fato de os estudantes alcançarem a etapa nacional já representa um grande motivo de orgulho.

“Ser uma das 40 equipes classificadas entre 1.800 já é um feito enorme. Agora, nossa missão é representar bem o IFRS e buscar mais esse reconhecimento nacional”.

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