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Letramento LGBTQIAPN+ é foco de evento do NEPGS
O IFRS Campus Ibirubá promoveu, no dia 9 de julho, o evento “Diversidade em Diálogo: Letramento LGBTQIAPN+”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS). A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento e promover reflexões sobre diversidade, identidade de gênero e orientação sexual no ambiente acadêmico.
A programação da manhã contou com a palestra principal de Laris Fouchy Schons, que conduziu um debate sobre o significado de ser diverso. Apesar de a sigla LGBTQIAPN+ parecer complexa à primeira vista, Laris explicou que o letramento adequado facilita sua compreensão, tornando o tema mais acessível para todos.
Durante a fala, Laris destacou que a sigla representa diferentes grupos minoritários, organizados a partir de critérios como gênero biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Cada critério possui um grupo considerado “padrão” pela sociedade, enquanto os demais compõem a diversidade e integram a comunidade LGBTQIAPN+.
Segundo a palestrante, levar esse debate para o espaço acadêmico é essencial para dar visibilidade à comunidade e contribuir para criar ambientes mais acolhedores. A Pesquisa Nacional sobre o Bullying no Ambiente Educacional de 2024 revelou que 90% dos estudantes LGBTQIAPN+ relataram agressões verbais. Nesse contexto, o conhecimento surge como ferramenta de prevenção, contribuindo para evitar que essas agressões evoluam para violências físicas.
Durante a palestra, foram levantadas diversas questões, entre elas, o uso da linguagem neutra. Laris, que é pessoa não-binárie, explicou que a linguagem neutra também é uma questão política, pois busca incluir quem não se identifica nem com o gênero masculino nem com o feminino.
Espaço de escuta e acolhimento
À tarde, estudantes e servidores participaram de uma roda de conversa sobre vivências LGBTQIAPN+. O momento proporcionou um espaço seguro para o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de vínculos.
De acordo com Andressa Fouchy Schons, coordenadora do NEPGS, oferecer esse tipo de espaço é fundamental tanto para o acolhimento de estudantes da comunidade quanto para aqueles que ainda estão em processo de descoberta.
Na avaliação de Andressa, o evento teve resultados positivos, principalmente pela abertura da instituição ao letramento LGBTQIAPN+. “A ação conseguiu promover um ambiente de aprendizado e quebra de preconceitos”, afirmou. Ela também enfatizou o respeito demonstrado por estudantes e servidores, evidenciado pelas perguntas pertinentes feitas durante a palestra.
Ao final, deixou uma mensagem de esperança:
“Espero que os estudantes LGBTQIAPN+ possam acordar no dia seguinte da palestra e sentir que são acolhidos. Que não é algo só seu, que não é um problema.”