Vem aí o Processo Seletivo de Estudantes 2025/01

Quer estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)? Então não perca essa oportunidade! O Processo Seletivo de estudantes 2025/01 ofertará vagas em cursos gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025.

No dia 12 de setembro, está prevista a divulgação do documento (edital) de isenção (gratuidade) da taxa de inscrição, no site de ingresso.

📝 Para estudar no IFRS

Para começar um curso no IFRS é preciso se inscrever e passar por uma seleção, que pode ser por prova (cursos técnicos e superiores), sorteio (técnicos subsquentes) ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, para cursos superiores), de 2019 até o último exame. A forma varia conforme o curso e o campus de interesse. As informações completas serão divulgadas no dia 12 de setembro de 2024, no edital, em ingresso.ifrs.edu.br.

📝 Como participar do Processo Seletivo de estudantes 2025/01

As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes ocorrem de 26 de setembro a 14 de outubro de 2024, pelo site de ingresso.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 80,00. Os candidatos podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 12 a 25 de setembro de 2024.

Nesse processo, a confirmação da renda será feita pelo CadÚnico. Ele será indispensável para solicitar a isenção da taxa de inscrição e para comprovar a renda familiar nas cotas para ocupação de vagas reservadas a estudantes de baixa renda.

Para comprovação, o candidato deverá anexar o “Extrato de Consulta Completa” emitido no site https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home. Somente serão aceitos cadastros atualizados nos últimos dois anos. O candidato que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição estará dispensado de apresentar novamente o “Extrato de Consulta Completo”.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro Único é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Publicação do edital com os detalhes sobre os pedidos de inscrição gratuita (isenção da taxa) – 12/09/2024
  • Solicitação de inscrição gratuita (isenção da taxa) – de 12 a 25/09/2024
  • Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 26/09/2024