Início do conteúdo

Licenciatura em Pedagogia


Objetivo do Curso: Promover a formação de pedagogos para exercer atividade docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal e de Educação Profissional, compreendendo atividades de apoio escolar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, bem como, conhecimentos pedagógicos em ambientes não-escolares.

Perfil do Curso: O Curso de Pedagogia – Licenciatura, do IFRS – Campus Farroupilha destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo também participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

Possui carga horária de 3.240 horas, distribuídas em três núcleos de formação a saber:

  • Núcleo de estudos de formação geral, que articula os conhecimentos pedagógicos específicos e interdisciplinares;
  • Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, que articula os conhecimentos específicos e pedagógicos; e
  • Núcleo de estudos integradores, os quais dialogam entre si e oferecem estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica acerca do planejamento, execução e avaliação das atividades educativas.

Ainda, tais núcleos ou eixos convergem com cinco linhas formativas, as quais organizam as temáticas a serem trabalhadas ao longo do Curso. São elas: Formação psicopedagógica e inclusiva; Formação didático-pedagógica e investigativa em educação; Formação histórico-filosófico-cultural; Formação em legislação, gestão e espaços não-escolares; Formação em linguagens, corporeidade e ludicidade.

Trabalho de Conclusão de Curso: O TCC começará a ser desenvolvido junto aos componentes curriculares em Pesquisa em Educação, Práticas Investigativas em Educação, Seminário Integrador e será finalizado no último semestre do curso, conforme Regulamento próprio.

Forma da oferta do curso: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Habilitação: Licenciada(o) em Pedagogia

Turno de funcionamento: Noturno

Número de vagas: 30

Periodicidade de oferta: Anual

Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres

Carga horária total: 3.240 horas distribuídas da seguinte forma: 2.640 horas de disciplinas; 400 horas de estágio supervisionado (obrigatório); 200 horas de atividades complementares.

Formas de Ingresso: Processo seletivo organizado pelo IFRS e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Veja, aqui, como ingressar no curso


Coordenação do Curso

Nome: Luciane Torezan Viegas

E-mail: [email protected]


Notícias do curso

Documentos

Documentos institucionais

 

 

 

 

Última atualização em 27/02/2024

Fim do conteúdo