Início do conteúdo

Projeto Moodle Inclui


Resumo

Projeto aprovado no edital 03/2018 da CAPES fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação na temática ferramentas de acessibilidade.

Servidores responsáveis:

Campus Farroupilha
Murillo Pereira Azevedo (coordenador), Vitor Tumelero Valente, Gustavo Rodrigo Tausendfreund, Luciara Carrilho Brum

Campus Rio Grande

Crisiane Soares, Cleiton Pons Ferreira

Campus Vacaria

Adriana Ferreira Boeira.

Considerações Gerais

No contexto de educação inclusiva o grande desafio passa pela qualidade educativa, sendo necessária uma adaptação do ensino às características pessoais dos alunos(as) num ambiente menos restritivo possível. As dificuldades comunicativas das pessoas com deficiência se refletem na interação com os outros e consequentemente, no processo educacional. Sendo assim, torna-se necessário proporcionar, tão cedo quanto possível, um sistema alternativo ou aumentativo de comunicação, a fim de ultrapassar tais dificuldades e de forma a não privar as pessoas desta capacidade, já que estes sistemas podem ser o único meio de expressão (GÂNDARA, 2013). O Moodle Inclui propõe a criação e manutenção de ferramentas educacionais para atender as necessidades das pessoas surdas. Este objetivo geral pode ser dividido em cinco objetivos específicos.

Descrição das Metas

1 – O Moodle Inclui propõe melhorias no VLibras, ferramenta gratuita de tradução simultânea através do enriquecimento do banco de dados do aplicativo, que hoje carece de termos usados nos livros das mais diversas áreas. Em parceria com a UFPB e o Ministério do Planejamento o Moodle inclui trabalha para promover o VLibras, a tecnologia educacional de acessibilidade. O material produzido é útil na implementação das próximas versões do VLibras.
2 – Oferecer curso para os professores da Educação Básica e Superior e acadêmicos dos cursos de licenciatura sobre “Educação Inclusiva”, na modalidade a distância, sem tutoria e prazos, por meio da Moodle, com materiais buscando a acessibilidade e com licenças de uso irrestrito Creative Commons , possibilitando a reflexão sobre os conceitos e a inserção de práticas inclusivas no ambiente educacional, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores.

3 – Produzir vídeos didáticos adaptados para pessoas surdas.
4 – Criação da Sensor Glove para produção dos movimentos do avatar, alimentação do banco de dados do Tradutor de Libras, delimitação dos movimentos da Mão Prostética e auxílio na tradução das aulas para a Língua Brasileira de Sinais.
5 – Criação, instrumentação e acionamento de um protótipo de Mão Prostética para reprodução das configurações de mão da Libras

Resultados Parciais

NEaD IFRS Farroupilha

Glossário Moodle Inclui

Referências Bibliográficas:

GÂNDARA, Rita Isabel Vieira. A utilização das TIC como meio de aprendizagem na Educação Especial. 2013. Tese de Doutorado.

 

 

Última atualização em 25/11/2020

Fim do conteúdo