Pesquisa fez levantamento bibliográfico de mulheres na matemática ao longo da história

Qual a participação e impacto das mulheres na história da matemática? Por que ainda há poucas mulheres em cursos de ciência exata? Para estudar, pesquisar e refletir sobre estas questões, professoras e estudantes do IFRS – Campus Farroupilha executaram o projeto Mulheres na Matemática: uma Contextualização Histórica da Sub-Representação do Gênero Feminino nessa Ciência, entre 2019 e julho de 2021. A pesquisa, que contou com fomento do edital do IFRS de Programas Institucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve a orientação das docentes Juliana Donadel, Elisângela Muncinelli Caldas Barbosa e Daniela de Campos e participação da estudante bolsista Ana Laura Barbieri Jum.

O projeto fez um levantamento biográfico de mulheres matemáticas na história e, a partir desta apuração, a estudante do curso Téc. em Informática Integrado ao Ensino Médio Isadora Ramos criou um site com a linha do tempo com as trajetórias das matemáticas encontradas no projeto de pesquisa.

• Conheça o site: mulheresmatematica.herokuapp.com

Embora dados do CNPq mostrem que o público feminino é maioria nas universidades, as mulheres são minoria na área de exatas: “Estudos apontam que um dos fatores que contribui para isso é a falta de representatividade feminina nessas áreas, especialmente na matemática. Estudantes com um maior sentimento de pertencimento e mais confiança em relação à matemática tendem a relatar uma maior intenção de seguir estudando nesta área. Sendo assim, a divulgação dessas contribuições femininas que, muitas vezes, ficam subentendidas, ou não aparecem na História da Matemática é de extrema importância para ajudar a promover a participação das meninas nessa área através de informações sobre matemáticas de sucesso ao longo dos séculos, mostrando as suas contribuições para a ciência, bem como os preconceitos e obstáculos enfrentados por essas mulheres”, conclui Donadel, orientadora do TCC Mulheres na Matemática: desenvolvimento de uma aplicação web com linha do tempo.