[PEnsE] A união moveu a 6ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do campus

Três dias de conexão entre estudantes, pesquisadores, artistas, participantes externos, técnicos administrativos, docentes, extensionistas… O PEnsE – 6ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural uniu a comunidade do IFRS – Campus Farroupilha de maneira totalmente on-line nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021. Foram intensos dias de atividades: 40 trabalhos apresentados em nove sessões da Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão transmitidas pelo YouTube e que já contabilizam cerca de 1.340 visualizações. Além disso, o evento contou com cinco apresentações em vídeo na Mostra de Arte e Cultura e 10 oficinas, que tiveram a participação de 66 inscritos.

Além das dezenas de servidores do campus que participaram da comissão organizadora e nas avaliações, o PEnsE contou com a força de 15 estudantes voluntários para transmissões e mediações de sessões das mostras: “Nossos alunos que foram essenciais para o sucesso do evento, muito profissionalismo e empenho. Arrasaram”, ressalta Michele Franco, coordenadora de Extensão do campus.

O professor Felipe Sampaio, coordenador de Pesquisa, esteve à frente da organização e comemora a união que o PEnsE proporcionou aos servidores, estudantes e comunidade, mesmo que virtualmente: “Estar numa organização aproxima as pessoas, o que é ainda melhor neste período que estamos isolados em casa”.

Na visão dos estudantes

A fundamental participação dos estudantes foram “oportunidades únicas, de trocas de experiências e aprendizado”, como pontua o estudante Júnior de Arruda. “O fato de ter sido on-line, ao meu ver, possibilitou que muitas pessoas participassem, ultrapassando as barreiras geográficas. A organização do evento foi muito profissional, e a questão dos alunos do IFRS – Campus Farroupilha terem tido a oportunidade e o incentivo de se engajar nas ações desenvolvidas fez com que todos nós nos sentíssemos parte do PEnsE. Esse evento foi para todos, professores, servidores, alunos e comunidade externa e eu fico muito feliz por ter feito parte disso”, comenta o discente da Especialização em Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica e que como anfitrião de duas sessões, além de ter apresentado um trabalho ministrado a oficina.

Pelo segundo ano participando do PEnsE, a estudante Natália Müller Abich ressalta que o evento é uma valiosa oportunidade de troca conhecimentos e que: “…devemos aproveitar ao máximo. A gente não se limita a nossa própria área. Apresentei um trabalho de história e literatura, mas pude dar uma olhada nos trabalhos das ciências exatas, ciências da terra. Como apresentadora, fiquei muito orgulhosa, porque a gente tinha todo um planejamento de como aplicar o nosso projeto de forma presencial, mas tivemos de mudar tudo de forma remota e conseguimos realizar com excelência. E ser anfitriã, deu pra ver de perto como o pessoal se engajou, como a organização tentou fazer o PEnsE de forma mais dinâmica e participativa possível. Vinha perguntas e comentários pelo YouTube, foi legal de ver como o pessoal se mobilizou para o PEnsE ser excelente”, conclui a discente que está no 2º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.