Pedagogia | Estudantes participam de visitas técnicas durante abril e maio de 2023

Para conhecer as possibilidades, o papel e as funções da profissão de pedagogo em ambientes diversos, as turmas das disciplinas Educação Inclusiva e Educação em Espaços Não-escolares do curso de Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha participaram de visitas técnicas durante os meses de abril e maio em escolas, instituições inclusivas, empresas, hospitais, projetos sociais e ambientes com jovens privados de liberdade.

Educação em Espaços Não-escolares

As turmas de 7º semestre do componente curricular Educação em Espaços Não-escolares visitaram a empresa Tramontina; o projeto social da Rede Calábria, que atende crianças e jovens no contraturno ao horário escolar; o Hospital Geral de Caxias do Sul; e o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), de Caxias do Sul. Além disso, também conheceram o trabalho da equipe que atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que conta com uma pedagoga hospitalar.

“A experiência, para além das atividades práticas previstas no curso, contribuiu para a formação dos futuros pedagogos, ampliando a compreensão sobre as possibilidades de atuação desse profissional na sociedade”, comenta a docente Luciane Torezan Viegas, que ministra a disciplina Educação em Espaços Não-escolares.

Educação Inclusiva

Já as turmas do 3° e 5° semestre do visitaram o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, para aliar com o que é abordado na disciplina de Educação Inclusiva: questões históricas, culturais, políticas e sociais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; práticas pedagógicas voltadas para a inclusão escolar; análise de oferta dos serviços especializados – como o atendimento educacional especializado; entre outros temas. O componente curricular é ministrado pela docente Melina Benincasa Meirelles.

Em maio, com o objetivo de compreender a inclusão escolar e o atendimento educacional especializado na rede municipal de Farroupilha, as turmas visitaram Sala de Recursos Multifuncional na Escola Municipal 1° de Maio. Lá, puderam conhecer o Projeto Crescer, que atende os alunos que demonstram dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas.

Turmas da Educação em Espaços Não-escolares

Turmas da Educação Inclusiva