Oportunidade | Campus abre nova seleção de bolsista em projetos extraclasse

O IFRS – Campus Farroupilha está com novas chances para estudantes participarem de projetos extraclasse e receberem uma bolsa financeira de R$ 700 para 16h/semana de atuação. Está no ar o edital de seleção de estudantes bolsistas em projetos de ações Indissociáveis (projetos que atuam na pesquisa, ensino e extensão ao mesmo tempo – entenda mais no final da notícia).

Leia atentamente o edital, clicando aqui

Na página do edital, encontram-se as vagas disponíveis, requisitos e informações sobre os projetos. A inscrição é por meio de formulário online (no edital) até dia 17 de maio de 2023. A atuação nos projetos tem duração de sete meses.

O que são projetos Indissociáveis?

Essas ações trabalham características da Pesquisa, Ensino e Extensão de forma conjunta e têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a disseminação de ações para a melhoria e o aperfeiçoamento dos arranjos produtivos, culturais e sociais locais, na área de abrangência do campus do IFRS.

⇒ Projetos de Pesquisa e Inovação: Projetos de pesquisa e inovação permite o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.

⇒ Projetos de Ensino: são ações propostas por professores ou técnicos administrativos, realizadas de forma extracurricular, envolvendo estudantes com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos e nos cursos ofertados pelo campus. Essas ações favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando experiências significativas de iniciação científica e contribuindo expressivamente para a formação acadêmica dos estudantes.

⇒ Projetos de Extensão: A Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS.  Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.

Dúvidas podem ser sanadas com a comissão organizadora do edital: [email protected]