Início do conteúdo

Mobilidade Estudantil | Desde setembro, dois estudantes do campus assistem à disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal


“A experiência que estou tendo tem sido incrível”, resume Camila Bortolotto, estudante de Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha. Ela e o estudante Augusto Dessanti (Eng. de Controle e Automação) estão assistindo à disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, por meio do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional do IFRS. Desde setembro em terras lusitanas, eles convivem com novos colegas, professores e componentes curriculares que ainda eram novidades. O intercâmbio visa complementar a formação dos estudantes, promovendo contato com diferentes métodos, tecnologias e estimular o compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.

Lá, Camila está no curso intitulado Educação Básica, que possibilitará a ela aproveitar disciplinas quando retornar ao Brasil. Além disso, está acompanhando componentes por curiosidade e experiência, como a de Expressões Artísticas e Físico Motoras: “Essa disciplina possui quatro docentes, um para cada expressão: dramática, plástica, musical e físico-motora. Estamos desenvolvendo um grande projeto final para essa disciplina que é uma peça teatral infantil que integra as quatro áreas. Também destaco a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, a qual também é bastante prática, e a professora introduz diversas abordagens inovadoras para a educação através do uso da tecnologia. Essa diversidade de disciplinas e abordagens tem tornado a minha experiência muito enriquecedora”, explica a discente, que ressalta a oportunidade de interagir com professores, colegas e novos amigos de diversas partes do Brasil e do mundo: “Estou tendo contato com histórias e culturas únicas!”

Augusto também está vivendo algumas novidades, como cursar as disciplinas de Inteligência Artificial, Desenvolvimento de Aplicações e Algoritmos e Estruturas de Dados. Outro destaque que ele aponta é o acolhimento que recebeu no país e as oportunidades que a instituição portuguesa está oferecendo: “Tem diversos programas gratuitos para interação entre alunos e atividades, como o Clube de Xadrez e Kickboxing, dos quais participo. Além disso, há outros esportes, como vôlei, handebol, natação, entre outros. Em relação a Portugal, o país é muito bonito, com ótimos lugares para conhecer e fazer turismo. A maioria das pessoas é acolhedora e disposta a ajudar, embora em alguns momentos possam parecer rudes por responderem de forma direta e seca. No entanto, após algum tempo, a gente se acostuma, pois é o jeito deles. Há pessoas de todo o mundo, tanto no instituto quanto no próprio país, proporcionando oportunidades para aprender um pouco de cada cultura”.

Do IFRS – Campus Farroupilha, ao menos quatro estudantes do ensino superior já participaram do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional do IFRS para estudar no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

Fim do conteúdo