Grupo de pesquisa em educação do Campus Farroupilha lança sexta obra literária

Guia da Educação 4.0: O Ensino e a Aprendizagem no Ensino Superior no ‘novo’ Século XXI é o sexto lançamento do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Básica do curso de Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha.

Com 14 textos, a obra é resultado de pesquisa que envolveu 114 estudantes e servidores do Campus Farroupilha. O livro organizado pela professora Samantha Dias de Lima tem o fomento do IFRS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Conheça e faça download do livro, aqui

Sobre a temática

Em seu texto introdutório, na obra, a docente explica que: “a relação do Ensino Superior (ES) no Brasil com a Educação 4.0 envolve a integração de novas tecnologias e metodologias de ensino que estão transformando a forma como o conhecimento é construído. Neste sentido, a Educação 4.0 é um conceito que se refere também a uma nova configuração do sistema educacional, muitas destas demandas advindas da quarta revolução industrial, marcada pela digitalização e automação – algo que nos atravessa, ainda que tenhamos nossos modos de pensar Educação sustentados por teorizações acadêmicas, mas a Sociedade e a Educação comungam de um mesmo tempo e espaço na vida de professores e estudantes.”