Professores em início de docência passam a contar com novo apoio: o livro “Cartas ao Professor Iniciante”

O Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica do IFRS – Campus Farroupilha segue inspirado e produtivo. Nesta semana, o segundo livro do ano na área foi lançado: Cartas ao Professor InicianteA publicação é resultado da pesquisa, contemplada com fomento da instituição, Constituição Docente do Professor Iniciante: um Estudo de Caso na Rede Municipal de Educação de Farroupilha/RS, coordenada pela professora Samantha Dias de Lima entre 2020 e 2021. Ela, que atua no curso de Pedagogia do campus, é a organizadora da obra.

Baixe o livro aqui

O livro Cartas ao Professor Iniciante é totalmente on-line e gratuito, com lançamento pela editora Pimenta Cultural. A obra conta com 17 textos de profissionais da educação de diversas instituições de ensino do país. Se propõe a dialogar com docentes em início de carreira para, assim, ampliar repertório e acolher o professor no desenvolvimento das suas práticas pedagógicas no início da sua atuação em sala de aula ou no universo da educação. “Além disso, esperamos que esse conjunto de textos possa ser utilizado como recurso e disparador de discussões e reuniões pedagógicas nas escolas, nos cursos de formação de professores e nos demais momentos e espaços entre professores e estudantes. Desejamos que nossas cartas possam ser mobilizadoras de experiências significativas aos nossos leitores”, explica Samantha.

No início da publicação, a docente escreve: “Não posso evocar a temática do professor iniciante sem resgatar em mim tudo que significa iniciar algo, os medos, as dúvidas, as frustrações, as expectativas, as angústias, as trocas, as alegrias e as surpresas, tudo isso sem esquecer a esperança de que o nosso ofício reverbere na educação que almejamos. A obra não pretende ser prescritivo, tampouco didatizar os modos de ser docente”.

O Grupo de pesquisa e as publicações

No início de março de 2021, o Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (Gpedeb) lançou a obra Notas Sobre o Brincar: Experiências na Constituição de uma Brinquedoteca sobre importância do brincar na formação de professores. Saiba mais

O Gpedeb foi criado em 2020, e conta com participação de servidores dos campi Farroupilha, Caxias do Sul e Porto Alegre. “Na área da educação, produzir e socializar conhecimento científico, ainda mais neste momento, é uma alegria e renova a esperança no poder que a educação tem na sociedade”, finaliza a professora Samantha.

Cartas ao Professor Iniciante