Estudantes e servidora do IFRS participam de mobilidade acadêmica Internacional

Texto: Dep. de Comunicação da Reitoria – IFRS

Uns de malas prontas, outros se preparando para viagem… assim está sendo a vida dos quatro estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) aprovados em editais de bolsas de fomento externo de mobilidade acadêmica internacional. Além dos estudantes, uma servidora do instituto também foi contemplada para mobilidade internacional.

Os estudantes do Campus Farroupilha Fernando Luiz Semeler Palha e Rafael Luiz Casa, do curso de Engenharia de Controle e Automação, foram aprovados para bolsa referente a seleção interna de estudantes do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Eles irão estudar por quatro meses, compreendidos entre janeiro e abril de 2022, no Sault College, em Sault Ste. Marie, Ontário, Canadá. Os preparativos para a viagem já estão em andamento e os alunos viajarão no início de janeiro de 2022.

O “Emerging Leaders of the Americas Program” (ELAP) é um programa promovido por um edital do governo canadense, do qual participaram alunos de diferentes países. Fernando e Rafael fazem parte dos cinco estudantes aprovados no Brasil. O ELAP oportuniza que alunos de graduação de instituições de ensino localizadas na América Latina e no Caribe realizem um intercâmbio de curta duração em uma instituição de ensino canadense, como, no caso, o Sault College.

Já a estudante Rafaela Schoeitzer Elias, do curso de superior de Engenharia de Alimentos do Campus Erechim e o estudante Eyji Koike Cuff, do curso superior de Engenharia do Campus Caxias do Sul, foram aprovados para estudar no Snow College em Ephraim no estado de Utah dos Estados Unidos da América. Eles foram selecionados entre oito candidatos aprovados pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, responsável pelo programa e já estão com as malas prontas, as atividades iniciam no mês de agosto de 2021.

O Programa Community College Initiative (CCI), patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA, oferece oportunidades para indivíduos de outros países desenvolverem capacidades de liderança, habilidades profissionais e proficiência em língua inglesa, enquanto estudam em uma faculdade comunitária nos Estados Unidos pelo período de um ano.

Os quatro estudantes contemplados receberão bolsa de estudos para custear as despesas .

A docente da área de Letras: Português e Inglês, do Campus Restinga, Daniela Nicoletti Favero, foi selecionada no Programa de Intercâmbio AcadêmicoStudy of the U.S. Institutes (Susi) 2020.

Daniela conta que a participação no programa previa um intercâmbio de cerca de dois meses nos EUA, mas com a pandemia a edição de 2020 foi cancelada. Em março deste ano,  a servidora foi contatada pela representante do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre, que informou que neste ano o programa seria híbrido, com três semanas de atividades via Zoom e, futuramente (caso as condições sanitárias permitissem), duas semanas de atividades nos EUA. “Até o momento,  realizei as atividades Institute for Training and Development em Amherst, MA, conforme decisão do programa, meus estudos ocorreram de forma remota, entre os dias 6 e 25 de junho”, explica.

“Como professora de inglês, a participação no programa me inspirou a pensar as minhas aulas de modo a incluir, ainda mais, a abordagem à história e a cultura norte-americana, porém fugindo dos estereótipos que tantas vezes são reproduzidos em tarefas de sala de aula, estabelecendo  relações com as práticas e as instituições brasileiras, que muitas vezes se assemelham àquelas norte-americanas”, complementa.

Com a conclusão do programa, a docente passa a ser considerada alumni do US Department of State, o que a habilita a participar de editais de financiamento de projetos, entre outros benefícios, para viabilizar planejamentos com os estudantes.