Estudantes e professores dos cursos superiores do campus podem colaborar com pesquisa sobre “Educação 4.0”

Imagem: bolsistas Camila Bortolotto e Richard Elias

A pesquisa Educação 4.0 – A (re)invenção do ensino e da aprendizagem em tempos de pandemia conta com a colaboração de estudantes e professores dos cursos superiores do IFRS – Campus Farroupilha para colher informações. Para participar, basta completar um formulário:

Pesquisa Educação 4.0 – Professores

Pesquisa Educação 4.0 – Estudantes

Realizada pelo Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica do IFRS, coordenada pela professora Samantha Lima, o estudo pretende investigar quais são as principais estratégias pedagógicas mobilizadas por professores e por estudantes do Campus Farroupilha frente às suas necessidades de ensino e de aprendizagem durante as atividades virtualizadas decorrentes da pandemia de Covid-19. A pesquisa pode ser respondida até 13 de outubro de 2021.

Sobre a Educação 4.0

De acordo com Samantha, a Educação 4.0 tem estreita ligação com a Revolução 4.0, ou seja, a revolução tecnológica. Neste escopo, inclui-se as questões de linguagem computacional, inteligência artificial, internet das coisas vinculadas às questões de ensino-aprendizagem. “Investigar a interface da Educação 4.0, a educação por meio de inovação tecnológica e pedagógica com recursos das metodologias ativas, possibilitará o acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem com o advento da evolução tecnológica que estamos presenciando, em destaque a resultante da pandemia de Covid-19, identifica-se se ela tem sido (ou não) satisfatória no ensino e na aprendizagem dos estudantes.”, ressalta a docente.

Como resultado, a pesquisa almeja a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem dos professores dos cursos superiores do IFRS – Campus Farroupilha, além de contribuir aos estudantes no que concerne ao conhecimento acerca das estratégias de ensino-aprendizagem mais favoráveis para cada um. O estímulo a novas formas de exercício das docências contemporâneas pós-pandemia também é uma meta da iniciativa.