Estudantes do campus integram equipe premiada do Programa Miniempresa da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICs)

Quinze estudantes do 2º ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio representaram o IFRS – Campus Farroupilha na atividade estudantil “Programa Miniempresa”, promovida pelas Câmaras de Indústria, Comércio e Serviços (CICs) de Farroupilha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, pela CICs Jovem e pela organização social de incentivo a jovens Junior Achievement. No dia 1º de julho, ocorreu formatura de encerramento da iniciativa e a premiação da melhor miniempresa da região. A farroupilhense Beebag, da qual os estudantes do campus participaram, conquistou o primeiro lugar, entre 15 outras miniempresas da região.

“Eu sou muito grata por ter feito parte desse projeto e por nós termos ganhado esse prêmio, que foi muito importante e gratificante por todo o nosso trabalho”, comemora a estudante Laís Torres.

A miniempresa

O programa proporciona a estudantes a experiência de como é empreender na prática, com orientação de profissionais sobre produção, marketing, finanças e recursos humanos.

Com pensamento sustentável, a equipe em que os estudantes do campus integraram criaram a miniempresa Beebag: “O nosso produto era uma eco bag, que além de ser uma bolsa convencional, ela virava uma mochila. Junto com ela, vinha um papel semente, que era feito com papeis recicláveis e semente de uma flor que você podia plantar. Nós produzimos todas as bolsas, desde o corte do tecido, das alças, até a finalização, com o carimbo e a embalagem. Assim, a nossa eco bag estava pronta para a venda” explica, Laís.

A venda do produto, que também era feita pela equipe, conseguiu arrecadar o suficiente para que R$ 6 mil fossem doados para Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan). “Com certeza, todo o conhecimento que nós adquirimos sendo estudantes do 2° ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do campus foi essencial para a nossa miniempresa ser a melhor da região, trazendo este prêmio pela primeira vez para Farroupilha, em 25 anos de projeto”, acrescenta a estudante.

Para a estudante Ana Laura Barcelos, participar da miniempresa somou à bagagem de conhecimentos e aprendizados, além de ter sido uma atividade “muito trabalhosa”: “Gostei bastante de realmente colocar a mão na massa e fazer a empresa acontecer. Com toda certeza, agregou muito tanto na vida profissional quanto na pessoal. Foi muito gratificante fazer parte da BeeBag.”

Assim, como em toda empresa, as adversidades fazem parte da rotina. A estudante Fernanda Graizyk recorda dessas questões que instigam o dia a dia do empreendedor: “Foi uma experiência muito vasta. Nos ajudou a observar na prática o funcionamento de uma empresa, seus desafios, seus conflitos e até a relação com os clientes. Saímos deste programa com a sensação de gratidão e missão cumprida, pois ele nos transformou em profissionais melhores e, o mais importante, pessoas melhores.”

Além de estudantes do IFRS, o programa também contou com participação de discentes do Colégio Estadual São Tiago, do Colégio Estadual Farroupilha e do Instituto Cenecista de Educação.