Educação Não Discriminatória é tema de debate online

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do IFRS – Campus Farroupilha convidam toda a comunidade para um debate online alusivo ao Dia de luta por uma educação não Sexista e não Discriminatória.

O evento ocorre no dia 18 de junho de 2020 e contará com a participação de Natalia Borges Polesso, escritora premiada e conhecida internacionalmente, tradutora e pesquisadora sobre, especialmente, literatura lésbica, e de Giselle Maria Santos de Araújo, professora do IFRS – Campus Alvorada,  pesquisadora sobre literatura afrolatinoamericana de expressão feminina e palestrante na temática de educação antirracista.

As convidadas abordarão o dever de afirmação de compromissos de luta que visem combater todo tipo de preconceito, assumindo o papel da escola no cumprimento de sua função social de comprometimento com a formação intelectual, científica e cidadã e de seus estudantes.

A atividade, que está vinculada à Formação Pedagógica do IFRS – Campus Farroupilha – 2020, ocorre das 18h às 20h através da ferramenta online Google Meet.

O evento pode ser acessado através do link meet.google.com/ivg-ozoe-xdh.

Sobre o dia

Em 21 de junho é comemorado o Dia da Educação Humana Não Sexista, instituído no ano de 1991, pela Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem). Criada em 1982, a Rede conta com 172 organizações filiadas, de 19 países latino-americanos, que realizam atividades na perspectiva de justiça nas relações de gênero e de empoderamento das mulheres. A coordenação executiva tem sede em Montevidéu, no Uruguai. No Brasil, seu trabalho nasce vinculado ao da Rede Mulher de Educação (RME), ONG feminista fundada em 1981, pela educadora e socióloga Moema Viezzer.