Diagnóstico Discente é aplicado no IFRS para conhecer melhor o perfil dos estudantes

Os estudantes do IFRS estão convidados a responder questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais, de socialização, projetos de vida e reflexos da pandemia. É a segunda edição do Diagnóstico Discente, que está coletando informações até 30 de setembro de 2022. No IFRS – Campus Farroupilha, os professores estão convidados a levarem suas turmas aos laboratórios para responder a pesquisa (cronograma de turmas foi encaminhado ao e-mail dos docentes).

O conhecimento das características dos estudantes do IFRS ajuda a identificar fragilidades que prejudicam a permanência dos estudantes na escola e o sucesso com os estudos, servindo como subsídio para a elaboração do plano estratégico de permanência e êxito de cada campus. Após a coleta e análise dos dados, as informações também serão disponibilizadas em plataforma interativa no site do IFRS, na aba Observatório de Permanência e Êxito.

Saiba mais

O Diagnóstico faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino. A necessidade de realização do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 como uma forma de identificar semelhanças e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS.

A primeira edição foi realizada no ano de 2019. O novo diagnóstico poderá avaliar questões impostas pela pandemia de Covid-19 e pela adoção, no IFRS, de atividades pedagógicas não presenciais e ensino remoto, que percorreu os anos de 2020 e 2021.