Crianças e adolescentes da Casa Lar de Farroupilha receberam oficina de inglês do IFRS – Campus Farroupilha

Além de ser uma língua universal, o inglês também precisa ser acessível. Assim, o projeto de extensão do IFRS – Campus Farroupilha Oficina de Inglês na Casa Lar democratiza o ensino da língua estrangeira para crianças em vulnerabilidade social moradoras da Casa Lar Oscar Bertholdo de Farroupilha-RS. A ação, que ocorre desde 2020, finalizou suas atividades deste ano nesta semana, com um alegre encontro da equipe do campus e da casa com as crianças e adolescentes.

As oficinas ocorreram de maneira remota, devido às restrições da pandemia. No conteúdo, as primeiras bases para o aprendizado da língua inglesa, como os dias da semana, o alfabeto, brinquedos, datas comemorativas, meses, profissões.

“O projeto foi uma experiência incrível para nós.  As crianças sempre nos recebiam com muita alegria e carinho, eram super motivadas para fazer as atividades e, ao final de cada encontro, sempre ficava um sentimento de querer estar ainda mais próximos delas. O sorriso, o olhar de cada uma eram especiais e recompensadores para nós. Esperamos ter contribuído para a história de cada uma delas, desmistificando o aprendizado de inglês e mostrando que aprender pode ser divertido e prazeroso. A equipe da Casa Lar também foi sempre muito comprometida no seu trabalho e no apoio ao projeto”, comenta a coordenadora da ação de extensão, professora Lucilene Bender de Souza. A equipe contou com a participação da professora Minéia Frezza e dos estudantes voluntários Júnior de Arruda e Luísa Barth. Colaboraram, também, as professoras da Casa Lar, Márcia Salete Levandoski e Cristiane Rotili, que ajudaram na dinâmica do projeto remoto.

As oficinas na Casa Lar nasceram dentro do projeto do campus Inglês para Todos. À época, Júnior era bolsista, juntamente com a estudante Karina Bianchi, do Técnico em Informática. Porém, após o fim de 2020, resolveu seguir como voluntário, devido à aceitação das atividades por parte das crianças e dos adolescentes da casa: “Percebemos que eles estavam gostando e aprendendo inglês. Acreditamos que, além de promover o ensino de língua inglesa para esse público, estamos, também, contribuindo para o bem-estar das crianças e dos adolescentes envolvidos. Como aluno do curso de pós-graduação em Educação do IFRS – Campus Farroupilha, sinto-me feliz e grato por ter tido a oportunidade de ensinar e aprender com as crianças e os adolescentes da Casa Lar. Foi uma experiência muito significativa para mim, do ponto de vista acadêmico, profissional e, principalmente, pessoal.”

Pela familiaridade com a língua inglesa e com vontade de fazer parte de um projeto, Luísa se voluntariou com entusiasmo para participar da oficina: “Foi realmente muito gratificante poder fazer parte de um projeto tão bom, não somente relacionado a aquisição de experiências, mas principalmente na questão de poder fazer parte de um momento tão especial para as crianças. Além disso, eu pude praticar a língua e, de certa forma, me colocar no lugar de uma professora (ainda mais a distância). Foi muito bom poder ensinar as crianças e acompanhar a evolução delas com relação à língua. É claro que existiram dificuldades, mas a sensação de ouvir elas repetindo as palavrinhas e lembrando de algumas delas é realmente indescritível”, declara a discente do 2º ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.

Para 2022, de acordo com Lucilene, a ideia é seguir promovendo ações pedagógicas com o lar, com inglês ou alguma outra atividade.

“Queremos agradecer a toda equipe, especialmente às professoras que acompanharam as oficinas, Márcia e Cristiane. Elas foram fundamentais para que as oficinas dessem certo no formato remoto”, finaliza Lucilene.