Início do conteúdo

[Coronavirus] Ação e gratidão: Campus Farroupilha doa 1500 protetores faciais para a comunidade


O IFRS Campus Farroupilha, por meio do Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (IdeaLab), está participando de uma ação coletiva que utiliza máquina de corte a laser e impressoras 3D do campus com o objetivo de produzir protetores faciais para equipes que atuam na prevenção e atendimento de pessoas com Covid-19 (Coronavírus).

Como forma de colaborar com a comunidade, nas últimas semanas o Campus Farroupilha produziu e doou um total de 1.500 protetores faciais para diversas instituições no estado, desde agentes públicos a entidades de classe.

Prefeito de Quaraí, Mauro Raul da Rosa Correa, agradece pessoalmente pela doação de protetores faciais ao município.
FOTO: Acervo pessoal

O resultado das ações foi um grande número de mensagens de gratidão ao campus, vindos dos lugares mais distantes do RS. Em destaque, um agradecimento oficial do município de Quaraí, juntamente com uma declaração pessoal do prefeito da cidade, além de uma comunicação do Samu de Caxias do Sul.

 

Doações

O grande empecilho à produção, no entanto, continua sendo a falta de matéria-prima. A equipe depende de doações de material para continuar produzindo os itens de segurança para quem está na linha de frente da luta contra o Coronavírus.

Os materiais necessários são os seguintes:

  • Chapas de acrílico/pet/policarbonato de 2 a 4 mm de espessura
  • Bobinas de pet/acetato com ótima transparência de 0,5 mm de espessura
  • Elástico de 9-10 mm de largura, ou mais

O contato para doações é [email protected].

Sobre o IdeaLab

O IdeaLab é um laboratório de inovação tecnológica baseado no modelo FABLAB criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no ano de 2001. Um FabLab (Fabrication Laboratory – Laboratório de Fabricação) é um ambiente de prototipagem de ideias que abriga as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novos objetos físicos a partir da criatividade de seus usuários.

O ambiente possibilita o uso de equipamentos de prototipagem rápida, equipamentos eletrônicos como plataformas de desenvolvimento de software (Arduino), sensores, atuadores, componentes eletrônicos em geral, equipamentos de marcenaria, soldagem, mecânica, e etc.

Os usuários do laboratório criam os objetos virtualmente no computador e utilizam os equipamentos de prototipação para criação física destes objetos, permitindo assim que executem toda a cadeia de produção de um protótipo ou objeto: a concepção da ideia, o projeto físico e a fabricação.

Da mesma forma, considerando a vanguarda da tecnologia, os usuários são incentivados e capacitados para que incluam em seus objetos algum tipo de componente eletrônico através de controladores dotados de sensores e atuadores. Desta forma estes laboratórios têm a capacidade de estimular a aprendizagem e o empreendedorismo local.

Fim do conteúdo