Campus Farroupilha participa de ação coletiva para produção de protetores faciais para equipes de saúde

O IFRS Campus Farroupilha, por meio do Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (IdeaLab), está participando de uma ação coletiva que utiliza impressoras 3D do campus com o objetivo de produzir protetores faciais para as equipes de saúde que atuam na prevenção e atendimento de pessoas com Covid-19 (Coronavírus).

Trabalhando tanto em home office quanto no campus, a equipe de alunos e voluntários utilizou máquinas próprias e a estrutura do do IdeaLab para produzir 100 máscaras de proteção, que foram entregues à Secretaria de Saúde de Farroupilha no início da tarde desta segunda-feira, dia 30 de março de 2020.

Segundo o professor Rafael Correa, coordenador do IdeaLab, a equipe continua mobilizada para produzir mais peças: “vamos seguir em contato com a Secretaria de Saúde do município e de outras cidades da serra também para ver as demandas.”

Participam da equipe:

• Rafael Correa
  • Ronaldo Augusto Maggioni
  • Nadieli Brollo
  • Esdras Ramos
  • Jonathan Ferrari
  • Gabriel Viero de Farias

Peças produzidas em impressora 3D serviram de base para a confecção dos protetores faciais. FOTO: Ronaldo Augusto Maggioni

Sobre o IdeaLab

O IdeaLab é um laboratório de inovação tecnológica baseado no modelo FABLAB criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no ano de 2001. Um FabLab (Fabrication Laboratory – Laboratório de Fabricação) é um ambiente de prototipagem de ideias que abriga as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novos objetos físicos a partir da criatividade de seus usuários.

O ambiente possibilita o uso de equipamentos de prototipagem rápida, equipamentos eletrônicos como plataformas de desenvolvimento de software (Arduino), sensores, atuadores, componentes eletrônicos em geral, equipamentos de marcenaria, soldagem, mecânica, e etc.

Os usuários do laboratório criam os objetos virtualmente no computador e utilizam os equipamentos de prototipação para criação física destes objetos, permitindo assim que executem toda a cadeia de produção de um protótipo ou objeto: a concepção da ideia, o projeto físico e a fabricação.

Da mesma forma, considerando a vanguarda da tecnologia, os usuários são incentivados e capacitados para que incluam em seus objetos algum tipo de componente eletrônico através de controladores dotados de sensores e atuadores. Desta forma estes laboratórios têm a capacidade de estimular a aprendizagem e o empreendedorismo local.