[Bolsas] Estudantes podem se candidatar a projetos de Pesquisa, Ensino ou Extensão

Estudante: está a fim de participar de um projeto extraclasse e em uma área do seu interesse? E além disso, receber uma bolsa financeira? Está no ar novo edital de seleção de estudantes bolsistas em projetos de Pesquisa e Inovação, de Ensino ou de Extensão. As inscrições vão até o meio-dia de 22 de julho de 2021.

Veja como participar da seleção:

Novo Edital para bolsas de Pesquisa, Ensino ou Extensão

O valor das bolsas a serem recebidas pelos alunos varia de R$ 200 ou R$ 300 (8h ou 12h por semana). São quatro projetos com vagas. Clique e conheça os projetos.

Para você que chegou há pouco, pode estar se perguntando: o que é projeto Pesquisa e Inovação? Projetos de Ensino? De Extensão? E… Indissociáveis?
Vamos lá! Confira a explicação de cada esfera para você entender bem:

⇒ Projetos de Pesquisa e Inovação: Projetos de pesquisa e inovação permite o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.

⇒ Projetos de Ensino: são ações propostas por professores ou técnicos administrativos, realizadas de forma extracurricular, envolvendo estudantes com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos e nos cursos ofertados pelo campus. Essas ações favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando experiências significativas de iniciação científica e contribuindo expressivamente para a formação acadêmica dos estudantes.

⇒ Projetos de Extensão: A Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS. Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.