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9º PEnsE | Conheça os projetos que estarão na Feira de Projetos


A Feira de Projetos da 9ª edição do PEnsE – Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS – Campus Farroupilha divulga os participantes desta edição. A atividade ocorre dia 28, das 9h às 17h, na Quadra Poliesportiva do campus.

Conheça os projetos que estarão expostos:

Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Este projeto visa apresentar os estudos e montagem prática de uma carga eletrônica dinâmica de tensão para medição de desempenho de fontes de tensão de corrente continua. O dispositivo tem como função, de forma prática e eficiente, medir o desempenho de fontes de tensão, buscando avaliar seu desempenho em diferentes condições de carga e corrente no circuito e através do monitoramento e medição dos dados obtidos durante os testes. Esse tipo de dispositivo é muito utilizado em laboratórios de testes eletrônicos, tendo em um só componente, a possibilidade de simular diversas situações praticas do funcionamento de fontes de tensão contínua. Desta maneira, a célula de carga otimiza o processo de teste viabilizando maiores situações de funcionamento, garantindo assim, que a fonte de tensão de corrente contínua atenderá as especificações sob diversas situações operacionais.

Orientação: Andréa Cantarelli Morales


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Os atuais dispositivos de combate a incêndios em locais fechados, os quais são instalados na parte superior do teto do ambiente de atuação (Sprinklers), por muitas vezes acabam não sendo eficientes em locais onde o incêndio evolui rapidamente, devido ao fato de seu jato de água ser direcionado de maneira igual e circular. O Dispositivo apresentado neste projeto tem o intuito de solucionar esses problemas usando uma câmera de identificação e um sistema de direcionamento de água no ponto de origem do incêndio, uma vez que o combate ao início das chamas tende a facilitar controle o fogo, assim dificultando sua progressão para outros locais e por consequência reduzindo estragos.

Orientação: Andréa Cantarelli Morales


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Durante a pandemia de covid-19 em 2020, a adoção de pets subiu um nível considerável. Ao retornar às suas vidas “normais”, os tutores precisam ter certeza de que seus animais estão bem e alimentados. O alimentador pet automático tem como objetivo monitorar a alimentação do pet e possibilitar aos donos visualizarem o animal, de qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Em sua construção, foram utilizados o ESP32-CAM e a plataforma Arduino Cloud, que tem aplicativo para criação de interfaces e pode ser acessada pelo celular. Além disso, sensores de distância, nível de água e célula de carga compõem a estrutura física do alimentador.

Orientação: Andréa Cantarelli Morales


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

O presente trabalho apresenta a construção de um ambiente refrigerado a partir da utilização de módulos Peltier, controlados a partir de um microcontrolador utilizando o princípio On-Off. As pastilhas Peltier são módulos termoelétricos que possuem a capacidade de refrigerar e esquentar seus terminais quando aplicada uma determinada tensão e corrente em seus terminais, porém a falta de controle do calor gerado por efeito Joule, pode ocasionar danos no mesmo. Desta forma, para realizar o controle desse sistema foi desenvolvido uma estratégia de controle a partir de valor de temperatura requerido (set point) no qual o sistema de controle propõe manter a temperatura ambiente próxima ao valor de set point, além de assegurar a integridade do dispositivo semicondutor, não permitindo que alcance altas temperaturas.

Orientação: Andréa Cantarelli Morales


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Nesse projeto de Engenharia de Controle e Automação do IFRS o objetivo é construir um aparato para a possibilidade de jogar xadrez fisicamente com uma máquina. Para isso construímos um tabuleiro de xadrez que identifica a jogada da pessoa, então calcula a jogada máquina, mostrando através de luzes no tabuleiro, calculada anteriormente através da inteligência artificial do Stockfish, ao qual prevê as possíveis jogadas em cima das posições das peças e realiza a melhor jogada. Utilizamos uma IA para identificar as peças do tabuleiro, ao qual foi treinada através de um banco de imagens geradas a partir de imagens retiradas das peças do tabuleiro. As peças foram confeccionadas a fim de facilitar o reconhecimento, enquanto o tabuleiro visa a clareza da comunicação entre a máquina e o jogador, durante a partida de xadrez.

Orientação: Andréa Cantarelli Morales


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Gerador de tensão alternada por meio de indução eletromagnética usando imãs de neodímio e bobinas. Exemplo clássico de sistema que converte energia mecânica em energia elétrica.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Sistema que se baseia na indução e princípio de ressonância eletromagnética e que é composto basicamente por transformador, capacitor e bobina. A bobina de Tesla é capaz de criar diferenças de potencial que rompem a rigidez dielétrica do ar.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Detector de partículas de baixo custo, construído a partir de componentes eletrônicos, como um fotodiodo de silício. O dispositivo é capaz de detectar partículas Alpha e elétrons.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

A construção de um fogão por indução baseia-se na geração de um campo eletromagnético que induz correntes elétricas na base metálica da panela, gerando calor e aquecendo os alimentos. O princípio físico é idêntico ao dos fogões por indução.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Construção de um aquecedor por indução do tipo túnel, muito semelhante aos sistemas de solda por indução eletromagnética. Foram utilizados componentes eletrônicos que podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de eletrônica.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

A bobina de Tesla é um dispositivo que utiliza transformadores para converter energia elétrica em energia eletromagnética de alta frequência. A bobina é composta por duas bobinas de fio de cobre enroladas em torno de um núcleo de ar, onde a bobina primária é conectada a uma fonte de energia elétrica e a bobina secundária é responsável por gerar a alta tensão de saída.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Através de máquinas e processos de fabricação disponíveis no IFRS – Campus Farroupilha, tais como a manufatura aditiva (Impressão 3D) e corte a laser de chapas de MDF, este projeto visa a confecção de um motor elétrico de corrente contínua de 4 polos.

Orientação: Alexandre Buhler


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Máquina automática de corte de fitas têxteis, corta em ângulo, quente ou frio.

Responsável pelo estande: Jean Vinicius Aguirre e  Jean Ferrazza


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

Serão apresentados ao público dois veículos no formato automodelo controlados remotamente.

Responsável pelo estande: Jean Vinicius Aguirre e  Jean Ferrazza


Projeto do Colégio Estadual Farroupilha

O projeto organiza encontros entre estudantes e professores interessados em ler e debater textos literários produzidos exclusivamente por mulheres negras brasileiras. As obras escolhidas para a 1a etapa (ago a dez/2023) foram: Olhos d’água (Conceição Evaristo) Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus) As Lendas de Dandara (Jarid Arraes) Um Defeito de Cor (Ana Maria Gonçalves) As obras selecionadas para o projeto contemplam o objetivo geral, na medida em que pode-se observar a valorização da cultura afro- brasileira através de suas personagens histórico-mitológicas, que são elementos fundamentais na resistência, sobrevivência e lutas do povo negro no Brasil. Também são contemplados os aspectos sócio-culturais e políticos relacionados às pessoas negras brasileiras, apresentando um olhar de “dentro para fora” sobre fenômenos que atingem diretamente esses sujeitos. A análise do conjunto dessas obras possibilita a reflexão sobre questões de raça no país e, com isso, pode-se repensar e desenvolver práticas escolares voltadas à educação antirracista.

Responsável pelo estande: Colégio Estadual Farroupilha


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

A questão dos resíduos sólidos, além de ser problemática quanto ao destino final, demanda ações concretas e permanentes de educação ambiental. A geração de resíduos em nossas casas responde por mais de 50% da quantidade gerada diariamente. Em sua grande maioria, esses resíduos são biodegradáveis e passíveis de decomposição pela ação de minhocas. Este projeto, coordenado pela Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (AFAPAN), entidade não-governamental e sem fins lucrativos, propôs a redução de resíduos enviado à coleta normal pela doação de kits de compostagem para a transformação de parte dos resíduos orgânicos em composto orgânico e um biofertilizante líquido. Pela divulgação em mídias sociais, 100 (100) voluntários inscreveram-se para participar do treinamento e receber o kit . Os voluntários foram divididos em 3 etapas, com palestras e instruções realizadas no auditório do IFRS Campus Farroupilha, parceira do projeto. Do IFRS participaram a professora Tânia Bertholdo e o técnico Jonas Bitencourt. O projeto iniciou em fevereiro de 2023 e ainda está em andamento, com término revisto para agosto de 2024, quando serão apresentados os dados de geração e o impacto do projeto na comunidade. O IFRS conta com um kit de compostagem que recebe alguns resíduos orgânicos gerados na cantina. Com o intuito de divulgar ainda mais a atividade, não somente para o público externo como para a comunidade do campus, o projeto pretende apresentar o kit de compostagem, folhetos de orientações e instruções, explicações sobre o papel das minhocas no processo de degradação e, sobretudo, a função primordial de educar o gerador diretamente na origem, ou seja, a sua residência.

Responsável pelo estande: Delma Tania Bertholdo


Projeto do IFRS

O presente projeto integrador a ser apresentado visa agregar e demostrar os conhecimentos do curso automação industrial. O protótipo tem a função de solda ponto em metais, integrando transformadores de micro-ondas, com os enrolamentos secundários modificado com duas espiras, proporcionando uma alta corrente chegando a 400 amperes e baixa tensão de 2 volts na saída. O micro controlador Arduíno sera responsável pelo controle de tempo, potência e segurança para altas temperaturas.

Responsável pelo estande: Diego Felli


Projeto do IFRS

Os robôs são um exemplo da aposta na automação que gradativamente vem sendo realizado nas indústrias 4.0, é evidente que a incorporação de máquinas garante a máxima produtividade e competitividade das empresas. Porém, devemos considerar que a implantação de um robô representa um alto investimento inicial para a empresa. Para isso será montado um protótipo de menor escala para simulação da situação real de trabalho. O tema deste trabalho é a implementação de um robô para armazenamento de bobinas em uma empresa fabricante de plástico onde ele retira a bobina da máquina extrusora e realiza o transporte das bobinas conforme o destino definido, tendo como objetivo aumentar o desempenho operacional, otimizar e tornar processos mais práticos, eficientes e garantir a segurança e ergonomia para os operadores. Esses dispositivos são utilizados principalmente por serem automatizados e desempenham as mesmas funções que um operador, mas com capacidade para lidar com cargas mais pesadas, com maior velocidade e sem cansaço.

Responsável pelo estande: Patrini Del Pino


Projeto do IFRS

Realizar a criação de um sistema autônomo de cuidado e controle de uma horta com controlador Arduíno.

Responsável pelo estande: Aylton Leal


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

A prensa eletropneumática envolve a construção de um protótipo que contempla a utilização de eletricidade e ar comprimido para simular pressão controlada a objetos ou materiais. Este protótipo é altamente versátil e pode ser usado para simular diversas aplicações industriais, como prensagem, conformação, montagem e muito mais.

Responsável pelo estande: Tiago Soares Dos Santos e Mateus Telles


Projeto do Colégio Estadual São Tiago

O Carnaval, uma das celebrações culturais mais emblemáticas do Brasil, assume um papel central na representação artística e na expressão da identidade nacional. É uma festividade profundamente enraizada na cultura brasileira. Entre os temas e personalidades homenageados ao longo dos anos, destaca-se a figura icônica de Madame Satã. Desafiou audaciosamente as normas sociais ao ser um artista transformista e enfrentar abertamente a discriminação racial e sexual. Em um período marcado por divisões sociais e preconceitos, Madame Satã se tornou um símbolo inspirador de resistência, especialmente para a comunidade LGBTQIAP+. Este estudo compara dois momentos distintos na história do Carnaval carioca, focando os sambas-enredo da Sociedade Recreativa Escola de Samba Lins Imperial: “Madame Satã”, de 1990; e “Madame Satã: Resistir para Existir”, de 2023, ambos dedicados a Madame Satã. Essas épocas servem como pontos de partida para investigar a evolução da representação dessa figura icônica. Para compreender essa evolução, mergulhamos no contexto histórico e cultural de cada período, explorando mudanças sociais e políticas que influenciaram as escolhas de enredo e abordagens artísticas dos sambas-enredo. Além disso, analisamos letras, músicas e apresentações, revelando nuances importantes. Como as obras abordaram a vida e identidade de Madame Satã? Como representaram a luta pela aceitação da diversidade de gênero e sexualidade? Qual foi o impacto na comunidade LGBTQIAP+ e na sociedade em geral? São perguntas cruciais. Através da análise aprofundada, descobrimos como a figura de Madame Satã é reinterpretada e reafirmada na cultura brasileira contemporânea. Ao explorar a trajetória dessa figura extraordinária, buscamos compreender a evolução de sua representação no Carnaval carioca e reconhecendo a importâcia contínua de histórias como a de Madame Satã na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Será necessário cadeiras e mesa.

Responsável pelo estande: Sophia de Almeida Pereira / Priscila Lima Antunes Rohloff / João Pedro das Chagas da Roza / Fabricio Romani Gomes


Projeto do Colégio Estadual São Tiago

O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Acadêmicos do Grande Rio tem origem no Bairro 25 de Agosto, na cidade de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. Ela surgiu após a fusão, em 1988, do GRES Grande Rio e da Acadêmicos de Duque Caxias, em um movimento que buscou fortalecer a base de uma nova agremiação que tivesse condições de competir nos desfiles realizados no Sambódromo fluminense. A estratégia foi acertada e em 1992 a escola conseguiu acesso para desfilar entre as “grandes” dos desfiles realizados no Rio de Janeiro. Nos anos 2000 a escola atingiu suas melhores colocações, sendo vice-campeã nos anos de 2006, 2007, 2010 e 2020 quando apresentou o enredo “Tata Londirá: O Conto do Caboclo no Quilombo de Caxias” para quebrar qualquer intolerância religiosa na Sapucaí. O samba-enredo foi composto por Dere, Rafael Ribeiro, Robson Moratelli e Toni Vietnã e o desfile foi desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad e trouxe uma série de questões importantes para o debate público a partir da história de Joãozinho da Gomeia. Ele foi um Pai de Santo que fez história como um dos mais famosos líderes religiosos do Brasil. João era negro e homossexual e foi um exemplo de luta contra a intolerância e superou as barreiras do preconceito e se tornou um dos grandes personagens brasileiros. Dessa forma, nossa pesquisa busca refletir sobre a importância da tolerância religiosa nos últimos anos, seguindo um dos trechos do samba que diz: “eu respeito seu amém, você respeita meu axé”. Além disso, temos como objetivo levar ao conhecimento de mais pessoas a trajetória dessa figura emblemática, muitas vezes esquecida nas práticas de ensino das escolas de educação básica, fato que deve ser superado para que possamos a partir do conhecimento diminuir preconceitos e as violências geradas por eles. Será necessário mesa e cadeiras.

Responsável pelo estande: Luísa Bortoluzzi Bin / Lucas Cesar Pedroso Isotton / Fabricio Romani Gomes


Projeto do Colégio Estadual São Tiago

O Carnaval, uma das celebrações culturais mais emblemáticas do Brasil, assume um papel central na representação artística e na expressão da identidade nacional. É uma festividade profundamente enraizada na cultura brasileira. Entre os temas e personalidades homenageados ao longo dos anos, destaca-se a figura icônica de Madame Satã. Desafiou audaciosamente as normas sociais ao ser um artista transformista e enfrentar abertamente a discriminação racial e sexual. Em um período marcado por divisões sociais e preconceitos, Madame Satã se tornou um símbolo inspirador de resistência, especialmente para a comunidade LGBTQIAP+. Este estudo compara dois momentos distintos na história do Carnaval carioca, focando os sambas-enredo da Sociedade Recreativa Escola de Samba Lins Imperial: “Madame Satã”, de 1990; e “Madame Satã: Resistir para Existir”, de 2023, ambos dedicados a Madame Satã. Essas épocas servem como pontos de partida para investigar a evolução da representação dessa figura icônica. Para compreender essa evolução, mergulhamos no contexto histórico e cultural de cada período, explorando mudanças sociais e políticas que influenciaram as escolhas de enredo e abordagens artísticas dos sambas-enredo. Além disso, analisamos letras, músicas e apresentações, revelando nuances importantes. Como as obras abordaram a vida e identidade de Madame Satã? Como representaram a luta pela aceitação da diversidade de gênero e sexualidade? Qual foi o impacto na comunidade LGBTQIAP+ e na sociedade em geral? São perguntas cruciais. Através da análise aprofundada, descobrimos como a figura de Madame Satã é reinterpretada e reafirmada na cultura brasileira contemporânea. Ao explorar a trajetória dessa figura extraordinária, buscamos compreender a evolução de sua representação no Carnaval carioca e reconhecendo a importâcia contínua de histórias como a de Madame Satã na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Será necessário cadeiras e mesa.

Responsável pelo estande: Sabrina Graizyk / Calara Ribeiro São Quimaia / Fabricio Romani Gomes


Projeto da Escola Municipal Oscar Bertholdo

Para estudarmos a história dos povos originários no Brasil, fomos desafiados a pesquisar a partir da letra de um samba do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel, sediada no Rio de Janeiro. Ela é uma escola de samba emblemática e, apesar de desfilar no Grupo de Acesso, possui tradição de criar enredos cativantes. A Comissão de Carnaval da agremiação se reúne para escolher temas relevantes e os carnavalescos e artistas trabalham na criação dos detalhes do desfile. A apresentação de 2018 foi embalada pelo enredo “O Eldorado Submerso”. O tema explorou a ideia da existência de um “eldorado submerso”, usando elementos visuais para representar a busca por um tesouro perdido em meio a elementos aquáticos e místicos. A partir disso, pesquisamos a história por trás do samba enredo que aborda a história de uma cidade mítica repleta de riquezas, que teria sido submersa por uma enchente. A narrativa aborda a busca incansável dos exploradores em encontrar essa cidade perdida e seu tesouro escondido nas profundezas das águas. O enredo retrata a grandiosidade e o mistério do Eldorado, destacando sua importância cultural e histórica. Em suma, a pesquisa sobre a Unidos de Padre Miguel e seu samba enredo “O Eldorado Submerso” nos proporcionou uma visão fascinante sobre a tradição do Carnaval no Rio de Janeiro. Além disso, pudemos saber mais sobre os povos originários da região norte, pesquisando palavras e expressões cantadas pela escola de samba em seu samba-enredo, tais como: Yara, pajé, igarapé, macucauá, entre outras, possibilitando uma aproximação com a importância cultural e histórica das escolas de samba e da cultura e história dos povos originários. Será necessário mesa e cadeiras para a apresentação.

Responsável pelo estande: Luiza Zanella Noetzold / Caroline Ramos / Raissa Carvalho Cabral / Fabricio Romani Gomes


Projeto do IFRS – Campus Bento Gonçalves

O Projeto BentoLatino trata-se do produto educacional, na tipologia sequência didática, desenvolvido através da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), sendo seu objetivo principal oportunizar aos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Hospedagem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas em Língua Espanhola (nível inicial), com vistas ao seu aprimoramento profissional e tecnológico, enfatizando-se a oralidade e o contexto turístico da cidade de Bento Gonçalves, possível campo de atuação desses egressos. Esta sequência didática, composta por 10 planos de aula, tem como base teórica o sociointeracionismo e a abordagem comunicativa para o ensino de línguas, além da interdisciplinaridade, da contextualização, do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico, conceitos basilares da EPT. Ao explorar a temática dos Atrativos Turísticos e do Enoturismo, buscou-se resgatar e ampliar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse conteúdo, assim como desenvolver um olhar mais crítico, social e inovador, através da pesquisa e da criação de roteiros turísticos econômicos em espanhol para a cidade de Bento Gonçalves, os quais também pudessem incluir o IFRS-Campus Bento Gonçalves como um atrativo turístico, contribuindo para sua valorização histórica, cultural e social. O competência comunicativa em Língua Espanhola dos estudantes, assim como no seu conhecimento sobre o contexto turístico de Bento Gonçalves, resultando em cinco propostas de roteiros turísticos para a cidade, disponíveis na página do projeto no Instragram @bentolatino.

Responsável pelo estande: Kelen Rigo / Eduardo Ferreira Ludwig


Projeto da Escola Municipal Oscar Bertholdo

Entre as avaliações realizadas na disciplina de História, durante o ano letivo de 2023, esteve presente o seminário de pesquisa sobre povos originários. Para isso, foram distribuídos diferentes sambas- enredo entre os alunos e alunas da turma, para que a pesquisa seguisse a partir da letra dos mesmos. No caso, nos comprometemos com o samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, apresentado no Carnaval de 2017, intitulado “Xingu, o clamor que vem da floresta”. A partir da análise da letra do samba-enredo, composto por Adriano Ganso, Aldir Senna, Jorge Do Finge e Moisés Santiago, percebemos a luta de povos originários localizados na região do Xingu. Isso fica claro no trecho: “Salve o verde do Xingu, a esperança / A semente do amanhã, herança/ O clamor da natureza, a nossa voz vai ecoar / Preservar”. A partir disso pesquisamos algumas outras relações do samba-enredo com a realidade dos povos originários no Brasil e, também, algumas palavras e expressões utilizadas por essas comunidades para buscarmos mais conhecimentos sobre a história de lutas desses povos. Além disso, pesquisamos sobre a escola de samba que desfilou esse enredo na avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e percebemos que o Carnaval e os desfiles das escolas de samba podem ser mais que uma simples festa, auxiliando para evidenciar e divulgar a luta histórica de um povo. Para a apresentação, será necessário mesa e cadeiras.

Responsável pelo estande: Sarah Sigales Moreira / Julya Branco de Carvalho / Antonia Gimenez Bento/ Fabricio Romani Gomes


Projeto da Escola Municipal Oscar Bertholdo

A partir do samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre, de São Paulo, realizamos uma pesquisa sobre questões relacionadas aos povos originários. O título do samba-enredo é Ayakamaé – As Águas Sagradas do Sol e da Lua e foi apresentado pela escola de samba em 2019. A partir da análise de expressões utilizadas na letra do samba, pudemos nos aproximar na história das populações indígenas que vivem no atual território brasileira. A pesquisa proporcionou diferentes conhecimentos sobre as populações originários e foi possível perceber o Carnaval com outras possibilidades e significados.

Responsável pelo estande: Giuseppe da Costa Gai Soares / Eduardo Santos Cotta Filho / Letícia Santos Gomes / Fabricio Romani Gomes


Divulgação de vagas de emprego e estágio não-obrigatório para estudantes do IFRS e visitantes.

Responsável: CIEE


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha

A turma do do primeiro ano do curso Téc. em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio está organizando uma ação social para a comunidade escolar de Farroupilha. O projeto pretende desenvolver experimentos didáticos para o nível do ensino fundamental com base na Base Nacional Comum Curricular. Neste ano, os recursos concretos foram desenvolvidos na área de ciências e matemática. Os materiais desenvolvidos serão construídos com base nos conceitos Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar. Os experimentos construídos serão doados às escolas da região da serra gaúcha que tenham interesse e que nos visitem durante o evento PEnSE promovido pelo IFRS – Campus Farroupilha.

Orientação: Lisiane Trevisan

 

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