Início do conteúdo

IFRS – Campus Farroupilha conquista medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática


Mais duas medalhas pra conta! O IFRS – Campus Farroupilha conquistou ouro e bronze na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática:

• Ouro: Pedro Thomas Conzatti Martins  (4º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio)

• Bronze: Enzo Daniel Zardo (2º ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio)

Esta é a terceira vez que o campus participa da olimpíada que ocorre em mais de 80 países simultaneamente e é destinada a alunos do Ensino Fundamental e Médio. A prova foi realizada no mês de março de 2021, e os alunos puderam participar de forma on-line. Todos os participantes do mundo realizam o mesmo exame, e a classificação dos prêmios é feita internamente em cada país.

Os medalhistas

Pedro e Enzo colecionam conquistas em competições na área de matemática, como a Canguru e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Desde pequeno eu tenho apresentado facilidade com a matemática, mas só durante o Ensino Médio que eu acabei estudando além do que era apresentado nas aulas curriculares. Neste ano, como estou estudando para o Enem”, comenta Pedro, que já tem um convite para vestibular e bolsa em uma faculdade particular, devido às conquistas. Ele tem interesse em cursos superiores como Ciência de Dados e Inteligência Artificial ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No currículo, o discente tem medalha de ouro no Canguru de 2020, na Olimpíada de Matemática dos IFs de 2020, prata e ouro nas edições da Obmep de 2020 e 2019, respectivamente.

Ambos estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica da Obmep (PIC), que é um projeto de extensão e ocorre no campus, com objetivo de aprofundar os estudos em matemática e se preparar para olimpíadas. Já participaram mais de 50 estudantes na iniciativa, que abraça também discentes de outras escolas.

Enzo coleciona três menções honrosas na Obmep, desde o Ensino Fundamental. Por ter atuado como bolsista no PIC, a matemática estava fazendo parte da rotina do aluno: “Foi bem legal ver que eu consegui (a medalha de bronze) até porque esse ano eu fiz a prova mais tranquilo”.

Apesar das dificuldades do momento, a professora Ruana Schneider destaca a dedicação dos alunos e a importância de ações como essas: “a participação e investimento em projetos deste tipo contribuem para a formação e aprendizagem dos alunos bem como o incentivo à participação de olimpíadas do conhecimento em geral”.

Fim do conteúdo