XIII Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul

Nos dias 23, 24 e 27 de outubro de 2023, ocorreu a XIII edição da Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvido no IFRS, Campus Caxias do Sul. Neste ano, a Semana Acadêmica envolveu diferentes temáticas, que discutiram a Educação Maker no ensino de Matemática na Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos em escolas do Sistema Prisional e tópicos de Matemática Pura, como Teoria de Grafos e Geometria Fractal. O evento, coordenado pelo Prof. Dr. Lucas Pinto Dutra, possibilitou a estudantes e professores de Matemática e de áreas afins, um espaço qualificado de formação para a docência em Matemática.

23/10/2023

Palestra 1 – Educação maker: um movimento inovador na rede municipal de ensino de Flores da Cunha – Itamar Brusamarello (Secretário de Educação, Cultura e Desporto do município de Flores da Cunha) e Profa. Ma. Graziele Dall’Acua (Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha)

Palestra 2 – A educação maker como caminho para o desenvolvimento das habilidades do século XXI – Profa. Dra. Kelen Berra de Mello (Professora de Matemática no IFRS, Campus Caxias do Sul), Prof. Me. Leonardo Poloni (Professor de Informática no IFRS, Campus Caxias do Sul), Samuel Borges (Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação no IFRS, Campus Farroupilha) e Rafael Basso (Acadêmico de Licenciatura em Matemática no IFRS, Campus Caxias do Sul)

24/10/2023

Oficina 1 – Da gota de sabão aos ramos de uma árvore: à procura de uma solução para o problema de grafos – Vinícius Webber de Oliveira (Acadêmico de Licenciatura em

Matemática no IFRS, Campus Caxias do Sul) e Profa. Dra. Kelen Berra de Mello (Professora de Matemática no IFRS, Campus Caxias do Sul)

Oficina 2 – Missão espacial: desenvolvendo carros autônomos – Felipe Ocaña Ennes (Acadêmico de Engenharia de Produção no IFRS, Campus Caxias do Sul), Igor Bruno Mantovani (Acadêmico de Licenciatura em Matemática no IFRS, Campus Caxias do Sul), Profa. Dra. Kelen Berra de Mello (Professora de Matemática no IFRS, Campus Caxias do Sul)

27/10/2023

Palestra 1 – Educação em escolas de EJA no sistema prisional: desafios e oportunidades – Luís Henrique Ribeiro da Silva (Professor de Matemática da rede estadual e particular de Caxias do Sul, egresso da Licenciatura em Matemática) e Thieny Oliveira de Moura Agosti (Coordenadora Técnica da 7ª Delegacia Penitenciária Regional)

Palestra 2 – Sobre fractais matemáticos – Prof. Dr. Alex Jenaro Becker (Professor na Universidade Federal de Santa Maria)

Confira a galeria de fotos do evento!

Texto: Daiane Scopel Boff, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis e Lucas Pinto Dutra.