Trabalhos de pesquisa de estudantes do IFRS conquistam premiações na Mostratec

Caracterização da família gênica ERF e seu envolvimento na adaptação de cultivares de maçã (Malus Domestica)

O trabalho recebeu o 1º lugar em Biologia Celular e Molecular e Microbiologia e credencial para participar da Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências (Fetec-MS). De autoria dos estudantes Emanuel Eliabe Alves e Taís Monteiro Ecker, teve orientação da professora Ana Lúcia Anversa Segatto, do Campus Caxias do Sul.

A identificação de cultivares de maçãs resistentes à infecção por fungos é uma alternativa economicamente viável e em concordância com a prática de uma agricultura mais sustentável. O estudo busca identificar e caracterizar genes resistentes a pragas nos genomas de cultivares de maçã Gala e Fuji, fornecer informações para a conservação da variabilidade genética e ajudar na seleção de variedades resistentes.