Início do conteúdo

PROPOSTA DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS DO CAMPUS CAXIAS DO SUL SERÁ ANALISADA PELO CONSUP


A proposta do Campus Caxias do Sul para avançar para a Fase 3 (Ensino Híbrido) estará em análise na reunião de 25 de novembro do Conselho Superior do IFRS (Consup). Esta proposta é fruto de uma construção coletiva, seguindo todos os requisitos estabelecidos na Resolução Consup Nº 15/2021. Na fase de Ensino Híbrido, as aulas deste ano letivo poderão acontecer alternando atividades remotas com atividades presenciais, sejam práticas ou teóricas. A partir da autorização pelo Conselho Superior, as aulas neste formato já iniciarão na primeira semana do mês de dezembro. Todas as orientações sobre o funcionamento do Ensino Híbrido no Campus serão divulgadas após a autorização. Reafirmamos o compromisso do Campus Caxias do Sul com a retomada gradual e segura das atividades letivas presenciais, seguindo todas as recomendações e protocolos sanitários, bem como todos os regramentos e normativas do IFRS.

Link para reunião do consup

Retorno Seguro IFRS

Comitê Local de Enfrentamento da Covid-19

Histórico das Ações de Enfrentamento à Covid-19 no Campus Caxias do Sul

No Campus Caxias do Sul, o enfrentamento da pandemia da Covid-19 foi marcado por uma série de importantes planejamentos e ações no decorrer de diversas fases. Dentre as providências adotadas, destacam-se:

  • A partir da publicação pelo IFRS da Portaria n° 281, de 13 de março de 2020, foram suspensas temporariamente todas as atividades presenciais letivas e administrativas em todos os campi do IFRS.

  • Foi estabelecido o Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do Campus Caxias do Sul, pela Portaria nº 130, de 20 de março de 2020. A composição atual do Comitê está definida na Portaria nº 099, de 01 de junho de 2021.

  • Por determinação do Conselho Superior do IFRS, através da Resolução nº 008, de 28 de abril de 2020 – Não substituição das aulas regulares por ensino remoto ou atividades pedagógicas não presenciais durante período de pandemia Covid-19, todos os campi permaneceram com atividades letivas suspensas. Neste período, o Campus Caxias do Sul continuou trabalhando com foco em ações administrativas, de conservação do Campus e ações de solidariedade com doações de alimentos para comunidade, hospitais públicos e outras entidades assistenciais.

  • As atividades letivas do Campus foram retomadas em 14 de setembro de 2020 no formato de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), aprovadas pela Resolução Consup nº 38, de 21 de agosto de 2020.

  • A Resolução Consup nº 15, de 19 de fevereiro de 2021, autoriza a retomada do Calendário Acadêmico no âmbito do IFRS, estabelecendo condições e fluxos para que os campi possam retomar gradativamente às atividades letivas presenciais.

  • O Calendário Acadêmico do Campus Caxias do Sul foi aprovado pela Resolução Concamp nº 04, de 31 de março de 2021, com o início das aulas para todos os cursos, exclusivamente de forma remota, acontecendo em 24 de maio de 2021.

  • No período de 08 a 11 de junho de 2021, tivemos a disponibilização da vacinação em primeira dose para servidores e terceirizados do Campus Caxias do Sul. O início da imunização dos servidores permitiu um avanço gradual para outras atividades presenciais.

  • Aprovação do atendimento presencial nos laboratórios para atividades práticas de projetos institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão (Resolução Concamp nº 17, de 07 de julho de 2021).

  • Autorização de prova presencial como forma de ingresso para todos os cursos de ensino técnico de nível médio integrado do Campus Caxias do Sul para o Processo Seletivo 2022/1 (Resolução Concamp nº 18, de 27 de julho de 2021).

  • Autorização para a realização de aulas práticas presenciais para componentes curriculares dos cursos técnicos e superiores do Campus Caxias do Sul (Resolução Concamp nº 24, de 17 de setembro de 2021).

  • A partir da disponibilização da oferta da segunda dose da vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores do Campus, bem como de primeira dose para diversas faixas etárias, cobrindo parte significativa dos estudantes do Campus, foi iniciado, em 27 de setembro de 2021, o trabalho presencial em escalas de revezamento para as atividades administrativas e de atendimento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

Direção-Geral IFRS Campus Caxias do Sul

Fim do conteúdo