Início do conteúdo

Processo Seletivo de estudantes do IFRS tem reserva de vagas para quem estudou em escolas públicas


No Processo Seletivo 2022/1, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19.

Como concorrer pela reserva de vagas

Para concorrer na reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para poder concorrer à vaga de escola pública. Os demais candidatos podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

O período de inscrições vai até 24 de outubro de 2021. Os interessados em estudar em cursos técnicos e superiores em um dos 17 campi do IFRS* podem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br/2022, ler com atenção o edital (documentos com informações e orientações) do seu tipo de curso e acessar o link do sistema eletrônico para fazer a sua inscrição.

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line e o candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Também é necessário estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2022/1.

Saiba mais sobre este Processo Seletivo

Neste Processo Seletivo de estudantes 2022/1, o IFRS está ofertando mais de 4.800 vagas em cursos técnicos e superiores nos 17 campi* (confira a lista de cursos).

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo 2022/1 será cobrada uma taxa de inscrição. Para quem se inscrever à seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00. Para os cursos que terão como forma de ingresso a realização de uma prova, a taxa de inscrição tem o custo de R$ 50,00. A exceção são os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não terão cobrança de taxa de inscrição.

Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico, não importa se tiveram o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 25 de outubro de 2021.

Confira abaixo informações sobre a forma de seleção e outros detalhes sobre este Processo Seletivo.

📝 Como será a seleção de estudantes

Neste ano, foram definidas adaptações no formato da seleção dos candidatos. Confira como será o Processo Seletivo 2022/1 do IFRS:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – a seleção ocorrerá de duas formas diferentes, por prova ou sorteio, dependendo do campus de interesse:

Serão aplicadas provas presenciais de seleção para os cursos técnicos integrados dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis. Os conteúdos programáticos das provas podem ser consultados no Anexo II do Edital dos cursos técnicos integrados (Edital nº 77/2021, disponível no site ingresso.ifrs.edu.br).

E haverá sorteios entre os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rolante e Viamão.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por sorteios públicos entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até 24 de outubro de 2021

Último dia para pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição: 25 de outubro de 2021

Prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos campi que optaram por esse formato de seleção: 05 de dezembro de 2021

Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro de 2021

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre essa e outras informações.

* Sobre os campi: Todos os 17 campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Fim do conteúdo