Início do conteúdo

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS I Encontro de Políticas Educacionais do IFRS Campus Caxias do Sul


 

No dia 13 de julho (sábado) os pós-graduandos da Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional organizaram o I Encontro de Políticas Educacionais do IFRS – Campus Caxias do Sul com o tema: “Plano Nacional de Educação: Cenários e perspectivas”. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no período matutino, entre 8h e 12h, e teve como palestrantes o pró-reitor de Ensino do IFRS Prof. Dr. Lucas Coradini; a presidente do Conselho Municipal de Educação Profª Gláucia Helena Gomes e; os vereadores Denise da Silva Pessôa e Edson Paulo Theodoro da Rosa.
O objetivo do debate foi discutir a continuidade do PNE do ponto de vista dos avanços e dificuldades de implementação no decênio 2014-2024. Quanto ao público ouvinte estiveram presentes os professores das redes municipal, estadual, federal e particular do município de Caxias do Sul e Flores da Cunha.
A ação de extensão ficou evidenciada pela dedicação e competência demonstrada pela Comissão Organizadora como também pelos seus palestrantes, sendo que os debates perambularam destacando o PNE como um Plano de Estado e não apenas de governo, além de ser estudado tanto no que se refere aos resultados à nível microrregional como nacional.
Este I Encontro possibilitou muitas respostas e o despertar de outros questionamentos. Contudo, o que mais chamou a atenção foi à capacidade de diálogo, interação e participação da plateia. Propondo assim discussões, aprofundamentos e reflexões que vão além da simples observação individual e chegam à construção coletiva de análise desta tão importante Política Educacional como estratégia para o desenvolvimento social-econômico da nossa sociedade contemporânea.
Parabéns ao IFRS Campus Caxias do Sul e aos pós-graduandos por esta iniciativa!

Texto e fotos: José Fabiano de Paula

Fim do conteúdo