Pesquisadores do IFRS estão em ranking internacional de referência em produções científicas

O  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem 24 servidores compondo o ranking internacional de produção científica, sendo considerados referência entre 10 mil pesquisadores do mundo com mais produtividade nos últimos cinco anos. O ranking da AD Scientific Index é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas. A divulgação dos resultados ocorreu neste mês de outubro de 2021.

As pesquisas dos servidores do IFRS são nas mais variadas áreas do conhecimento, entre elas: ciências naturais, agricultura, engenharias, química, filosofia e informática.

Os pesquisadores do instituto que constam do ranking são: Giandra VolpatoArnaldo Moscato Dos SantosWagner Luiz PriamoEvandro Manara MilettoAnderson Luis NunesJúlio Xandro Heck, Daniele Perondi, Sonia SouzaRafael Pereira EstevesJúlia Marques Carvalho Da SilvaAna Lucia Anversa SegattoFelipe SampaioMarcos Paulo Ludwig, Lizandra Estabel,  Vanessa Franco De Carvalho,  Cibele Schwanke (em memória), Marilia Bonzanini BossleMichelle Camara PizzatoJean Da RoltJuliano Cantarelli TonioloIvan Jorge GabeLia Beraldo Da Silveira Balestrin, Rodrigo Barbosa Pinto e Vicente Zatti.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, compor o ranking indica que os pesquisadores do IFRS atuam para o atendimento das demandas da sociedade e produzem conhecimento de alto impacto. “Além disso, a divulgação do ranking neste momento reforça a necessidade da continuidade e da ampliação do investimento em ciência para o avanço em todas as áreas do conhecimento”, conclui.

Sobre o “Índice Científico AD”

Para compor o ranking, são usados os valores totais e dos últimos cinco anos de índices que consideram a quantidade de citações dos trabalhos publicados pelos pesquisadores. De acordo com os organizadores do Índice, o número de produções científicas usadas como referência para outros autores mostra o valor e a extensão dessas produções para a literatura científica.

O AD Scientific Index usa nove parâmetros e mostra a classificação de cientistas individuais em 12 áreas de conhecimento, 256 ramos, 11,7 mil instituições de emprego, 186 países, 11 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Arab Leageu, EECA, BRICS, USAN e COMESA) e no mundo.

Para mais informações acesse a página da AD Scientific