NEABI do IFRS Campus Caxias do Sul participa da Palestra: “Relações étnico-raciais: um compromisso da educação”

No dia 27 de março, segunda-feira, membros da comunidade acadêmica do IFRS Campus Caxias do Sul (servidores, alunos e membros do NEABI) participaram da palestra “Relações étnico-raciais: um compromisso da educação”, com a ex-ministra e professora Nilma Lino Gomes. O evento iniciou às 14h, no Átrio da Torre Norte do Campus Porto Alegre.

O evento iniciou com uma apresentação “Voz da Resistência” com alunos do IFRS Campus Viamão, e contou com a presença do reitor do IFRS,  Júlio Xandro Heck, da deputada federal, Fernanda Mechionna, da Assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino e do Pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini.

Nilma iniciou a palestra relacionando a política de permanência e educação à luta antirracista, uma vez que o índices de pobreza, analfabetismo e evasão escolar são maiores entre a população negra.

Apresentou inúmeras reflexões sobre as origens africanas do nosso país e as relações étnicos raciais dentro dos espaços educacionais. Segundo ela, “Ser antirracista é refletirmos sobre as relações mais normais do nosso dia a dia, sobre os locais que são mais comuns da nossa sociedade”.

Dentre os pontos apresentados destacou com maior ênfase as dificuldades de incluir disciplinas afrobrasileiras nos currículos escolares e superiores, uma vez que essas ferramentas fazem parte das instituições brasileiras. “Falamos de racismo institucional, não é mesmo? É sobre essa dificuldade que temos em colocar a educação antirracista dentro das instituições, elas não querem ser mexidas e modificadas. É muito complicado e complexo mexer nas raízes estruturais das instituições.”

A atividade/palestra foi promovida pela Assessoria de Relações Étnico-Raciais (Arer), juntamente com a Pró-reitoria de Ensino (Proen). O evento marca o encerramento do Projeto “Educação das Relações Étnico-Raciais: Capacitação e fortalecimento das políticas institucionais”, coordenado pela Assessoria.

Sobre a palestrante:

Nilma Lino Gomes é pedagoga, mestra em educação e doutora em antropologia e tornou-se a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, ao ser nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em 2013. Atuou como ministra de estado no governo de Dilma Rousseff, junto ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Fotos do evento: