Início do conteúdo

Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS abre seleção de ingresso para segundo semestre de 2022


Está no ar o novo edital de ingresso no Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS. O curso é multicampi: com aulas nos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições ocorrem de 24 de maio a 22 de julho de 2022. Assim como os demais cursos do IFRS, o mestrado não tem mensalidades, mas para concorrer a uma das vagas é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00.

Gratuidade da taxa de inscrição

Até o dia 20 de maio de 2022, o candidato pode solicitar isenção da taxa de inscrição. A gratuidade é para pessoas interessadas que comprovem ser membro de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no que confere a renda abaixo de 1,5 salário mínimo per capita mensal. Solicitação deve seguir regramento do edital específico (edital | anexo I do edital).

O processo seletivo terá duas etapas:

• A primeira é composta pela avaliação do pré-projeto submetido no momento da inscrição;

• A segunda, após aprovação do pré-projeto, haverá uma entrevista com os candidatos.

⇒ A seleção é regida por edital. O candidato deve ler atentamente as informações (confira aqui). As inscrições devem ser feitas conforme o edital.

O início das aulas está previsto para setembro de 2022.

Conheça as Linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS:

• Desenvolvimento de Materiais de Engenharia: esta linha de pesquisa científico/tecnológica propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria de materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos materiais, considerando seus impactos ambientais e viabilidade tecnológica.

• Tecnologia da Transformação de Materiais: esta linha de pesquisa propõe o estudo do processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando uma produção sustentável.

Mais informações sobre o mestrado: https://ppgtem.ifrs.edu.br

Fim do conteúdo