Lista final de candidatos participantes do PS 2021 está publicada

Nesta quarta-feira, 7 de abril de 2021, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) divulgou a lista final de inscrições homologadas para participar do Processo Seletivo de novos estudantes 2021. A relação pode ser conferida no site de ingressoVale lembrar que a lista é de candidatos que vão participar da seleção e está organizada em ordem alfabética por campus, sendo que dentro do campus a relação está em ordem alfabética por cursos.

Os candidatos devem ficar atentos aos próximos passos do cronograma. Confira aqui o cronograma completo.

Candidatos do Curso Técnico em Instrumento Musical do ​Campus Porto Alegre:

A publicação do cronograma específico com prazo e informações para realização das provas práticas do Curso Técnico em Instrumento Musical do ​Campus Porto Alegre será divulgada nesta quinta-feira, 8 de abril, também no site de ingresso. Somente esse curso terá provas práticas, que ocorrerão de modo não presencial e assíncrono, através de envio de link para vídeo conforme instruções constante do edital.

Sobre o PS 2021

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, o IFRS optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Saiba como será seleção:

• Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010, até o ano de 2020.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação.
  • Alguns cursos terão seleção e matrícula neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br.

Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

Sobre o sorteio público:

📝O sorteio público dos candidatos inscritos para os cursos técnicos ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril de 2021. Será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS. Confira os horários:

15/04 (quinta-feira) – às 13h, terá início o sorteio dos cursos de formação pedagógica e técnicos subsequentes ao ensino médio.

16/04 (sexta-feira) – às 9h, será realizado o sorteio dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (Eja).

16/04 (sexta-feira) – às 13h, será realizado o sorteio dos cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio.

> Neste PS, o IFRS oferta aproximadamente 1.900 vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação em seus 17 campi*. Todo o detalhamento do processo pode ser acompanhado no site ingresso.ifrs.edu.br.

📍IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente por cada campus. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

Vale lembrar também que alguns cursos terão seleção e matrículas neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br.