Início do conteúdo

Licenciatura em Matemática é 4 estrelas no Guia de Faculdades do Estadão


O Guia da Faculdade é publicado desde 2019. É uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo. O Guia é elaborado utilizando a avaliação por pares, onde a opinião de professores e coordenadores de cursos superiores cria um ranking dos melhores cursos superiores do Brasil avaliados no período. Os avaliadores emitem um conceito segundo o qual os cursos avaliados podem receber 3, 4 e 5 estrelas. Durante a pesquisa, foram avaliados: o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura do curso. A avaliação é feita por voluntários, professores e coordenadores do ensino superior, que se cadastraram para atuar como avaliadores. O resultado completo das avaliações deste ano foi divulgado no jornal O Estado de São Paulo, domingo, dia 24 de outubro de 2021. Na pesquisa realizada pelo Guia da Faculdade, o projeto avaliou mais de 16 mil cursos superiores espalhados pelo país. O processo funciona da seguinte maneira: a equipe do Guia da faculdade faz as vezes de instituto de pesquisa e coleta as opiniões de professores que lecionam no ensino superior.1  

O curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul está entre os melhores cursos de graduação oferecidos na serra gaúcha, pois conseguiu um excelente resultado ao receber 4 estrelas do Guia da Faculdade, nesta edição de 2021. Reforça-se, com isso, o comprometimento da instituição com a qualidade e a excelência dos cursos oferecidos. A coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, professora Daiane Scopel Boff, ressalta a importância do selo de 4 estrelas para o curso de Licenciatura em Matemática: 

“O selo 4 estrelas marca o comprometimento de todos: estudantes, professores e técnicos administrativos em educação. Trabalhamos juntos no desenvolvimento de um excelente curso de formação de professores de Matemática. Há 4 anos participamos dessa avaliação. O selo 4 estrelas é motivo de alegria para o curso de Licenciatura em Matemática. Temos mantido uma ótima avaliação no Guia Quero Estadão. É um sinal do reconhecimento da comunidade para com o curso de Licenciatura em Matemática que ofertamos no IFRS – Campus Caxias do Sul.”  

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul é uma instituição de ensino público e gratuito que há 12 anos oferece cursos de formação profissional técnica, graduação e pós-graduação. A sede fica na Rua Avelino Antônio de Souza, 1730, no Bairro Nossa Sra. de Fátima, em Caxias do Sul. 

Venha conhecer a nossa instituição! Conheça os nossos cursos e como estudar no IFRS, conferindo os links abaixo: 


1 Guia da Faculdade. Disponível em: . Acesso: 26 out 2021

Texto: Luciano Cardoso  Entrevistada: Daiane Scopel Boff  – Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática 

Fim do conteúdo