Início do conteúdo

Lançamento da Coleção Ecoar do IFRS Campus Caxias do Sul


Obras dos Projetos de extensão “Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD): precisamos falar sobre isso!” e “Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+” são os primeiros volumes da coleção, que será lançada nesta quinta-feira.

É com grande satisfação que anunciamos o lançamento da Coleção Ecoar, uma iniciativa notável do IFRS Campus Caxias do Sul, que destaca projetos de extensão comprometidos com a diversidade e o diálogo. No próximo dia 30 de novembro, às 19 horas, no Auditório do IFRS Campus Caxias do Sul, será apresentada a coleção, que estreia com dois volumes igualmente impactantes.

O primeiro volume, intitulado Altas Habilidades/ Superdotação: precisamos falar sobre isso!, é o resultado do projeto de extensão do mesmo nome. Organizado por Liana Ferreira da Rosa Fernandes Vianna e Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, o livro compila discussões e conversas online que ocorreram durante o período de pandemia do COVID-19. Mais do que uma abordagem acadêmica, a obra visa fornecer suporte e compreensão àqueles identificados com altas habilidades e superdotação, assim como aos seus familiares, professores e escolas. Embora não se configure como um tratado eminentemente acadêmico, acreditamos que esta coletânea contribuirá significativamente para os debates sobre ensino, podendo, inclusive, estimular iniciativas de pesquisa.

O segundo volume, intitulado (R)existir: diálogos sobre gêneros e sexualidades, é uma expressão de alegria, indignação e esperança. Organizado por Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, Mariana Scussel Zanatta e Rafael Vebber, a obra surge a partir do projeto de extensão “Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+”, que busca, por meio de diversas perspectivas, escutar as  vozes das experiências das comunidades LGBTQIA+. Este livro, gerado em momentos desafiadores, é uma resposta à necessidade contínua de abordar questões de sofrimento, ameaça e invisibilidade enfrentadas por muitos considerados diferentes. Representa um convite à reflexão e, acima de tudo, à esperança de que diálogos autênticos possam gerar ações mais inclusivas e justas.

O lançamento da Coleção Ecoar é uma atividade gratuita, aberta a todos os interessados em participar dessas discussões cruciais sobre altas habilidades/superdotação, gêneros e sexualidades. Convidamos a todos para se juntarem a nós neste evento significativo, que ocorrerá no Auditório do IFRS Campus Caxias do Sul, localizado na R. Avelino Antônio de Souza, 1730 – Nossa Sra. de Fátima, no dia 30 de novembro, às 19 horas. Esperamos recebê-los para compartilhar essas importantes contribuições para a educação inclusiva e o respeito à diversidade. Ambas as obras já estão disponíveis online gratuitamente para download.

O que: Lançamento da coleção Ecoar com as obras “Altas Habilidades/ Superdotação: precisamos falar sobre isso!” e “(R)existir: diálogos sobre gêneros e sexualidades

Quando: Dia 30 de novembro, às 19 horas

Onde: Auditório do IFRS Campus Caxias do Sul (R. Avelino Antônio de Souza, 1730 – Nossa Sra. de Fátima)

Atividade Gratuita

Link para as obras:

Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD): precisamos falar sobre isso!

Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+” lançam nessa quinta os primeiros volumes da coleção

Link para as redes sociais dos projetos:

instagram.ahsd_projeto_ifrs_cxs

instagram.projeto.origensht

 

Fim do conteúdo