Institutos Federais já têm definido o selo comemorativo para os 15 anos

O Ministério da Educação elegeu o selo dos 15 anos dos Institutos Federais.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira, 24 de julho de 2023, o resultado do concurso de seleção do selo comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais. O selo vencedor é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva. O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e de criar uma identidade visual que valoriza e celebra o aniversário dos institutos federais, que ocorre em dezembro.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, reforçou que o selo comemorativo fortalece a imagem dos IFs, que conceitua como “instituições de excelência que transformam vidas por meio da educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade para milhares de jovens e adultos de todo o Brasil”.

O concurso recebeu 13 inscrições e o júri foi formado por servidores do MEC e da rede federal, que avaliaram as propostas a partir dos seguintes critérios: criatividade; originalidade; expressividade; estética e adequação com o tema proposto. O vencedor explica que o selo representa a diversidade dos institutos federais.

“Minha proposta representa os 15 anos pela diversidade das cores e das formas, mesclando curvas e retas e com cores que remetem ao início da rede em 2008, representando um cenário multicolorido e diverso”, diz Aureliano Machado da Silva, diagramador do IFPI.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu, no total, 38 Institutos Federais. Este ano, as autarquias completam 15 anos.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)