Instituto Federal do Rio Grande do Sul avança no Índice Geral de Cursos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou mais uma vez o conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. O IGC é um indicador de qualidade da educação conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os dados referem-se ao ano de 2021 e foram divulgados em 28 de março de 2023.

O IFRS avançou no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, passando de 3,266 para 3,285. Com essa melhora, ficou com o segundo maior IGC contínuo entre os 38 Institutos Federais, atrás apenas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que registrou 3,349. No IGC anterior, de 2019, o IFRS estava com a quarta melhor avaliação do país no IGC contínuo entre os IFs.

O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média de desempenho de cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dois cursos de graduação avaliados têm nota máxima

O desempenho dos cursos de graduação é definido com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC). Os CPCs referentes ao ano de 2021 também foram anunciados em 28 de março pelo Inep. Esse indicador considera o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação no Enade, a infraestrutura e os recursos didáticos, o número de alunos matriculados e o corpo docente por meio de sua titulação e regime de trabalho.

O IFRS teve 21 cursos com o Conceito Preliminar divulgado. Desses, dois conquistaram a nota máxima (5). Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Osório obteve CPC na faixa 5 e registrou o 4º melhor CPC contínuo do país (4,279) entre os 482 cursos da área avaliados no país, considerando instituições públicas e privadas. O outro curso nota máxima foi a Licenciatura em Matemática do Campus Canoas, com conceito na faixa 5 e o 12º melhor CPC contínuo entre os 420 cursos da área (4,001). Dos demais, 15 cursos do IFRS obtiveram conceito 4; e quatro cursos receberam a nota 3 (confira a lista abaixo).

Educação de qualidade para mudar vidas

e o desempenho dos estudantes no Enade influencia o conceito dos cursos, a qualidade dos cursos e das instituições interferem na trajetória dos alunos. Eduarda Santos de Oliveira, uma das formandas de 2021 da licenciatura em Matemática do Campus Canoas, afirma: “Não foi apenas uma graduação para mim, foi a mudança na minha vida. Sou filha de uma confeiteira, a mais velha entre cinco filhos e a primeira a ingressar no ensino superior”.

A Matemática não era a sua primeira opção de curso. Ela queria ser engenheira, mas a nota que obteve no Enem não era suficiente para entrar no curso, e então começou a licenciatura em Matemática do Campus Canoas pensando em “aproveitar os cálculos”. “Eu costumo brincar que a Matemática me escolheu… Uma semana de curso foi mais do que suficiente para eu me apaixonar pelo espaço, pela docência e pela educação.”  No IFRS, ela também teve a experiência de um intercâmbio em Portugal, onde estudou por seis meses.

Agora, não tem mais dúvidas: “Meu objetivo é sempre trabalhar com a educação pública”, afirma Eduarda, que hoje atua como professora nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul e acaba de ser aprovada no Mestrado Acadêmico de Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Confira o Conceito Preliminar dos cursos do IFRS avaliados em 2021 pelo Inep:

– Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Osório – CPC 5

– Licenciatura em Matemática – Campus Canoas – CPC 5

– Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – campi Canoas, Farroupilha, Feliz, Restinga, Rio Grande e Veranópolis – CPC 4

– Licenciatura em Ciências Biológicas – Campi Sertão e Vacaria – CPC 4

– Licenciatura em Letras Português e Espanhol – Campus Restinga – CPC 4

– Licenciatura em Letras Português e Inglês – Campus Feliz – CPC 4

– Licenciatura em Física – Campus Bento Gonçalves – CPC 4

– Licenciatura em Matemática – campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Ibirubá – CPC 4

– Licenciatura em Química – Campus Feliz – CPC 4

– Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – campi Bento Gonçalves e Sertão – CPC 3

– Bacharelado em Ciência da Computação – Campus Ibirubá – CPC 3