Inovação e possibilidades de parcerias estão reunidas no Portal Integra do IFRS

Informações sobre produtos, serviços, infraestrutura, parcerias e conhecimentos dos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão agora reunidas no Integra – Portal da Inovação do IFRS. A plataforma será lançada nesta terça-feira, 20 de outubro de 2020, em um evento on-line com transmissão pelo canal IFRS-Oficial no YouTube a partir das 17h, aberto a todos os interessados.

O Integra visa apresentar resultados e possibilidades à comunidade, a fim de estimular parcerias que promovam seu desenvolvimento socioeconômico sustentável, uma das missões dos Institutos Federais (IFs). A ferramenta atua também na gestão das inovações produzidas nas 18 unidades do IFRS (17 campi e Reitoria), ao unificar e facilitar a busca pelos dados. O Portal está organizado nas seguintes páginas:

Portfólio – apresenta o currículo profissional dos servidores; produções, laboratórios e equipamentos disponíveis nos campi do IFRS.
Vitrine Tecnológica – expõe os produtos ou serviços desenvolvidos por projetos de pesquisa, ensino e extensão e disponíveis para transferência a organizações públicas ou privadas interessadas.
Prestação de Serviços – oferta laboratórios do IFRS e conhecimento, tais como consultorias, capacitações para a solução de demandas de empresas públicas, privadas e pessoas físicas.
Organizações Parceiras – apresenta os relacionamentos firmados entre o IFRS e organizações públicas e privadas, associações e fóruns interessados no desenvolvimento socioeconômico sustentável das regiões de atuação do Instituto.
Escritório de Projetos – é o departamento responsável pela articulação de projetos cooperados com organizações públicas e privadas, pelos fluxos institucionais para parcerias e transferência de tecnologia, pelos habitats de inovação e oportunidades de fomento externo.

Um bom gerenciamento da inovação e a integração com as demandas locais são fundamentais para melhores resultados das instituições de ciência e tecnologia, salienta o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRS, Rodrigo Noll, afirmando que o Integra vem cumprir esse papel. “A inovação deve estar alinhada às demandas da comunidade para gerar um impacto positivo. Para isso, é fundamental que uma instituição de ciência e tecnologia se conheça, seja capaz de capturar e encaminhar as demandas da comunidade, gerenciando esse relacionamento”, resume. Noll complementa que é necessário que a instituição apresente para a sociedade produtos e serviços inovadores desenvolvidos por seus pesquisadores, valorizando ainda mais o conhecimento produzido pelo IFRS.

Além dessas funcionalidades, o Integra permite gerenciar oportunidades de fomento aos projetos dos pesquisadores. Com sua conta institucional, os servidores do IFRS podem acessar algumas áreas específicas, como o sistema de recomendação de editais de apoio a projetos e outras oportunidades.

Instituições de outros estados buscam parceria para implantar o Integra

Outras instituições de ciência e tecnologia manifestaram interesse no Portal da Inovação Integra. Atualmente, o IFRS está executando projetos pilotos com os IFs São Paulo (IFSP) e Minas Gerais (IFMG), para adequar o Integra às suas infraestruturas. A meta é implantar a plataforma nessas duas instituições até o final deste ano.

Contatos com o NIT podem ser realizados pelo e-mail [email protected] ou diretamente pelo Integra – Portal da Inovação do IFRS.