IFRS tem proposta aprovada na chamada pública para apoiar a implementação das Oficinas 4.0

A proposta do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou a primeira colocação na chamada pública da Setec que visa apoiar a implementação das Oficinas 4.0. A divulgação do resultado ocorreu nesta segunda-feira, 28 de setembro de 2020.

O projeto, intitulado “Cluster 4.0 – Fábrica de Aprendizagem do IFRS” e coordenado pelo professor de Engenharia Eduardo Thomazi, visa capacitar estudantes de diferentes níveis de ensino, privilegiando a integração entre educação básica e superior.

Para Thomazi, a conquista representa o reflexo de muito trabalho da equipe de professores envolvidos, que conseguiu aliar conhecimentos com pesquisa aplicada e desenvolver interação com o setor produtivo. “As demandas para este projeto vêm através da participação de quatro empresas da região, baseadas em problemas reais de suas fábricas”, explica.

Participarão da oficina 11 estudantes de Ensino Médio Integrado, sete de graduação, quatro de pós-graduação e oito professores das áreas de Mecânica, Metalurgia, Informática, Automação, Matemática e Engenharia de Produção que atuarão na coordenação, orientação e apoio para as atividades previstas no projeto.

Como funcionará

Os estudantes serão divididos em quatro equipes. Cada uma estará dedicada a desenvolver um projeto de inovação, apoiada pelas oficinas e sob a orientação de um professor.

Sobre o programa Oficinas 4.0

As Oficinas 4.0 constituem-se em um programa de oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais provenientes do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver em estudantes do ensino médio técnico e de graduação e pós-graduação as competências requeridas para o empreendedorismo, a inovação e o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0.

Dos objetivos

Promover, ao longo de dez meses, a imersão de estudantes em atividades de capacitação e pesquisa aplicada, proporcionando-lhes as experiências inerentes aos esforços de superação dos desafios tecnológicos enfrentados pelo setor produtivo é um dos objetivos. Os estudantes terão ainda que aliar competências de inovação, empreendedorismo e do uso de tecnologias digitais com capacidade de planejamento e gestão de projetos. Também serão oferecidas, ao longo do projeto, oficinas de capacitação para professores e alunos de cinco escolas públicas (três da rede estadual e duas da rede municipal) a fim de disseminar a capacitação recebida pelos estudantes e professores do IFRS.