IFRS oferece Laboratórios makers para atuação de estudantes

O Instituto soma 11 laboratórios que permitem transformar ideias em produtos de forma simples, criativa e de baixo custo, auxiliando estudantes na aprendizagem prática e desenvolvendo produtos para a comunidade em geral.

Ter a oportunidade de transformar ideias em produtos de forma simples, barata e acessível e ainda auxiliar estudantes com a aprendizagem prática, este é um dos objetivos dos Laboratórios Makers. Estes espaços são propícios ao aprendizado de ciência e  tecnologia no ambiente escolar em qualquer nível. Eles estão instalados em nove campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e podem ser utilizados por estudantes que queiram se candidatar para atuar como bolsista ou voluntário.

Os laboratórios makers e fablabs são espaços nos quais alunos e servidores do IFRS são estimulados a experimentar, compartilhar, desenvolver soluções e prototipar ideias em equipes multidisciplinares, contando com a participação da comunidade externa na busca por soluções de problemas.

Atualmente o instituto conta com 11 laboratórios em funcionamento, todos contemplados com recursos de diferentes iniciativas internas ou externas. São eles:

Laboratório de Fabricação, Campus Caxias do Sul;

Centro de Inovação Tecnológica (Citec), Campus Rio Grande;

EcolabtingaInovalab@Restinga e Robolab, Campus Restinga;

Laboratório de Fabricação Digital (Idealab), Campus Farroupilha;

Construindo ideias e conhecimentos (IFMaker), Campus Ibirubá;

Pipa IFMaker, Campus Bento Gonçalves;

PoaLab, Campus Porto Alegre;

Sertão Maker – Desenvolvimento e Inovação, Campus Sertão;

Windmaker (IFMaker), Campus Osório.

Os laboratórios na sua maioria são compostos pelos seguintes equipamentos:  Impressoras 3D, Scanner 3D,  Cortadora a laser, Kit ferramentas, Parafusadeira/furadeira, Serra tico-tico, Lixadeira orbital, Kits Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica). Componentes e equipamentos gerais para prototipação eletrônica, Kit de Robótica e Notebooks.

Transformar teoria em prática

Os espaços são utilizados para atender demandas de projetos de ensino, pesquisa, extensão, de disciplinas, trabalhos de conclusão que necessitem algum tipo de fabricação digital ou construção de protótipos. Estudantes, servidores e comunidade externa também podem apresentar necessidades e solicitar o uso dos equipamentos. Segundo Anderson Yanzer, chefe do departamento de Pesquisa e Inovação e do Escritório de Projetos, esses espaços contribuem para que os estudantes transformem a teoria em prática. Assim, os alunos “aprendem fazendo” e têm a criatividade incentivada, como a inovação e o empreendedorismo.

Qualquer estudante do IFRS pode se candidatar a atuar nos laboratórios makers como bolsista ou voluntário. Os interessados devem procurar no seu campus os responsáveis pelos espaços para conversarem sobre as diferentes possibilidades.

Os laboratórios Makers fazem parte dos ambientes de inovação do IFRS que são compostos por Habitats de Inovação e demais espaços e ações destinadas para o desenvolvimento da Inovação e Empreendedorismo, promovendo experiências criativas a partir do trabalho colaborativo de servidores, estudantes e agentes da sociedade.

Para mais informações sobre os ambientes de inovação do IFRS acesse o Portal Integra.