IFRS chega a 300 mil estudantes nos cursos a distância

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ultrapassou os 300 mil estudantes matriculados em cursos de Educação a Distância (EaD). Atualmente, são ofertadas 80 opções de cursos de extensão*, todos gratuitos e com conteúdos online. Qualquer interessado pode participar (não é necessário ser aluno do IFRS), e as aulas têm flexibilidade para que o aluno curse no horário que tem disponível.

Os estudantes são de diferentes estados brasileiros e inclusive de vários outros países. Há um número considerável de alunos nos Estados Unidos, em Portugal e no Japão. As faixas etárias também variam, desde crianças até pessoas com idade superior a 60 anos.

A oferta de cursos EaD no IFRS teve início em março de 2017, e as opções disponíveis crescem a cada ano. Neste ano de 2019, 95% dos concluintes avaliaram positivamente os cursos, sendo que para 40% dos cursistas é a primeira experiência em cursos sem tutoria.

Para a coordenadora de Educação a Distância, Júlia Marques Carvalho da Silva, mesmos sendo cursos totalmente a distância, é possível ter contato próximo com os alunos, acompanhando sua aprendizagem e contribuindo com a sua qualificação. “São refugiados que buscam conhecer a língua portuguesa, brasileiros que residem no exterior e que querem continuar estudando, mas, sobretudo, muitos brasileiros dos mais diversos estados que encontram conosco uma possibilidade de expandir seus conhecimentos sem barreiras”, observa. Além disso, os cursos possibilitam que as pessoas possam conhecer mais sobre a educação pública e de qualidade do IFRS.

Os cursos são nas áreas ambiente e saúde, ciências exatas, educação, gestão e negócios, idiomas, informática, produção alimentícia, recursos naturais, turismo e hospitalidade e o Pré-IFRS (voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS). As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas.

Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas. As inscrições estão abertas até dezembro de 2019. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Sobre as inscrições

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos de cada curso.

Sobre o certificado

O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Saiba mais:

Todas as opções e mais informações estão disponíveis no Moodle ou no site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.

*Cursos de extensão são voltados a complementar os conhecimentos dos estudantes. São das mais diversas áreas e as cargas-horárias variam bastante também, mas costumam ter curta duração (com horas-aula bem inferiores aos cursos chamados regulares, como técnicos e de graduação).