IFRS Caxias Conquista 3º lugar no Campeonato Estadual de Bocha Paralímpica 2023

O 3º Campeonato Estadual de Bocha Paralímpica, organizado pela Federação das APAES do Rio Grande do Sul, ocorreu de 16 a 18/11/2023 na cidade de Portão/RS.

Estiveram representados 26 municípios com 68 atletas inscritos, nas categorias BC1, BC2, BC3 e BC4. A bocha paralímpica concentra pessoas com paralisia cerebral, lesão medular, espinha bífida, esclerose múltipla, Charcot Marie Tooth, distrofia muscular, dentre outras deficiências físicas severas.O auxílio é permitido para aqueles com reduzida mobilidade.

O objetivo do jogo é colocar as bolas de cor (vermelho e azul) o mais próximo possível da bola branca (jack ou bolim). É permitido jogar com mãos, pés e com o uso de equipamentos de auxílio, como calhas ou ponteiras.

O estudante do IFRS Campus Caxias do Sul, Matheus Costa Gambin, 4ºTFM, conquistou o 3º lugar na Classe BC1. Contou com o apoio de sua mãe, Valquíria Costa Castilho, que atuou como staff. O estudante integra o projeto Inclusão por meio da cultura corporal, coordenado pela professora Heloisa Santini, que é a técnica da modalidade e também realizou arbitragem no evento.

Agradecemos ao NAPNE, assim como a todos os colaboradores pelo apoio e incentivo ao projeto.

Texto: Profª Ms. Heloisa Santini