Histórias que merecem ser contadas: 2ª Coletânea Nacional traz relato do Campus Caxias do Sul

Educadoras e educadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na EJA-EPT (PROEJA) tiveram a oportunidade de contar episódios marcantes de sua vida como docentes da educação de jovens e adultos.

A coletânea, que reúne 49 textos (nove do IFRS) foi lançada durante o III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, ocorrida no mês de outubro.

O texto Outubro Rosa: quando o saber transcende a sala de aula, de autoria da professora Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, conta a história da egressa Claudia Toussaint, que em 2019 era estudante do 3º ano do Técnico em Administração. A partir de uma atividade proposta aos estudantes na disciplina Gestão de Pessoas, e estudante promoveu a conscientização e levou informações a duas comunidades haitianas sobre a prevenção do câncer de mama.

“A iniciativa da Cláudia me emocionou, porque permitiu levar a duas comunidades informações fundamentais para prevenção desta doença que afeta tantas mulheres. Maior foi a emoção por saber que a ideia surgiu na sala de aula. É uma história, entre muitas, que merece ser contada” – destaca Maria de Fátima.

A coletânea pode ser consultada no link http://www.sapucaia.ifsul.edu.br/acessibilidade/17-ultimas-noticias/1474-historias-que-merecem-ser-contadas. O relato do Campus Caxias do Sul está nas páginas 114-115.

Texto: Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli