Início do conteúdo

Estudantes do Campus Caxias do Sul conquistam aprovação na USP


É com grande orgulho que parabenizamos três estudantes egressos da nossa instituição, Sol Dal Sasso, Luiza Cruz Marcon e Matheus Muller por suas conquistas excepcionais ao serem aprovadas nos cursos de Farmácia e Biomedicina na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da América Latina.

Sol Dal Sasso, Luiza Cruz Marcon e Matheus Muller em 2023 se formaram no curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.

Na entrevista, os estudantes compartilharam suas experiências sobre o dia em que foram informadas de suas aprovações e como o IFRS contribuiu para esse sucesso.

Sol Dal Sasso

“Eu não tinha como fazer a prova da Fuvest ano passado, então eu só fiz o Enem e me inscrevi no processo seletivo pelo Enem da USP e deixei por assim.”, explicou Sol.

Quando as notas de corte provisórias foram divulgadas e sua pontuação estava dentro da faixa necessária, Sol sentiu uma mistura de ansiedade e esperança. “Eu fiquei muito feliz, mas ainda tinha um tempo pros candidatos mudarem a opção de curso, então eu não tinha certeza se eu tinha passado ou não, mas me deu uma animada, eu pensei “ai, talvez eu passe!”.

Sol comenta quando soube da sua aprovação: “Quando vi o resultado, a felicidade foi imensa. Era como se um sonho estivesse se tornando realidade naquele momento. Pensei: ‘Agora sim, estou prestes a viver o maior sonho da minha vida. Irei para a USP fazer o curso que tanto desejo. Estou indo para um lugar totalmente novo.”

Mas o sucesso de Sol não foi apenas resultado de sua preparação para o Enem. Ela reconhece a contribuição significativa que sua formação no Instituto Federal teve em sua jornada. “Passei pelo Enem, e além do conhecimento acadêmico adquirido no IF, que foi fundamental para minha preparação – especialmente as excelentes aulas do curso técnico em Química, onde obtive um ótimo desempenho, assim como as demais disciplinas que me proporcionaram a base necessária para enfrentar uma prova tão abrangente quanto aquela; me dediquei intensamente para enfrentar um desafio realmente árduo. Na instituição, desenvolvi uma confiança que me permitiu considerar a possibilidade de me mudar para São Paulo. No IF, há uma autonomia e um suporte dos professores que nem sempre encontramos em outras escolas, o que contribuiu significativamente para o meu crescimento pessoal e me possibilitou vislumbrar horizontes mais amplos”

“Com professores doutores, eu nutria o desejo de realizar um doutorado e eventualmente me tornar professora doutora. Sonhar alto me permitiu perceber a possibilidade de ingressar na USP, então me dediquei intensamente aos estudos para o Enem. Participei de estudos orientados com professores e me empenhei muito durante o quarto ano, aproveitando também o aprendizado dos anos anteriores. Sou imensamente grata ao IFRS por ter me preparado durante o Ensino Médio para alcançar este objetivo”, concluiu Sol.

Sol Dall Sasso passou em Farmácia.

Luiza Cruz Marcon

“Comecei a me preparar no início de 2023, a ideia inicial era entrar em medicina, especificamente na parte da pesquisa. Mas ao longo da experiência do estágio obrigatório pude vivenciar a pesquisa de perto e percebi o quanto queria aquilo”

“Conversando com minha mãe, que é da área da saúde, ela me orientou no processo de escolha do curso. Com base nas experiências do estágio que estava realizando, bem como em seus conselhos, decidi cursar Biomedicina. Decidi então que gostaria de trabalhar no Instituto Butantã, pois uma das áreas que mais me interessa é a pesquisa genética. Ao pesquisar, descobri que a USP possui uma forte ligação com o Instituto Butantã”, disse Luiza.

“Em 2022, fiz a primeira fase da Fuvest como treineira. Porém, ao longo de 2023, me concentrei no ENEM, pois sabia que ele também me ajudaria na prova da Fuvest. Faltando apenas três semanas para a prova, intensifiquei meus estudos com muitos simulados da Fuvest. Com isso, encarei a prova confiante e consegui passar para a segunda fase com uma pontuação confortável.”

“Uma semana antes de viajar para a segunda fase da Fuvest, sai o resultado que passei na UFRGS também. Tinha consciência que a segunda fase era mais desafiadora e realmente foi, mas tinha esperança que ainda fosse possível passar.”

“No dia 22 de janeiro, às 8h da manhã, o resultado da segunda fase deveria ser divulgado. Minha mãe foi a primeira a verificar o site e viu meu nome lá, embora não devesse ter sido publicado ainda. Ela me perguntou: ‘Luiza, esse é o resultado do vestibular?’ Eu respondi ‘sim’, mas estava dormindo naquela hora da manhã e não entendi nada naquele momento.”

“Quando acordei, peguei meu computador e busquei meu nome e estava lá. No momento não acreditei. Mas era a USP, nada mais me prendia de ir atrás desse sonho.”

“Sem dúvida, o IF me incentivou profundamente na área de pesquisa, e os professores me prepararam para o ENEM. O apoio dos meus colegas, professores, e funcionários foi fundamental. Nem precisei fazer cursinho; estudei por conta própria, com o suporte que o IF me proporcionou.”

“Esta conquista não se limita apenas a mim; é também uma conquista da minha família. Estou convencida de que, se não tivesse passado os últimos quatro anos no IF da maneira como vivi, imersa em pesquisas e incentivada pela qualidade da educação, não teria alcançado este resultado e não estaria tão confiante para me mudar para São Paulo e aproveitar todas as oportunidades que a USP oferece.”

“No IF, vivenciei uma educação pública, gratuita e de qualidade, e tenho plena convicção de como isso enriqueceu minha jornada e me motivou a perseguir este sonho.”, concluiu Luiza.

Luiza Cruz Marcom passou em Biomedicina.

Matheus Muller

Matheus comenta quando soube da sua aprovação: “Eu não fiquei tão surpreso na realidade, pois já havia estudado bastante e tinha gostado do meu resultado nas provas. Isso se deve ao excelente preparo que tive no IF, professores muito bons e qualificados, assim como as matérias técnicas do curso técnico em química me auxiliaram muito para os vestibulares.”

Matheus Muller passou em Ciência Econômicas.

Parabéns pessoal, esse é somente o começo de uma grande jornada!

 

Fim do conteúdo