Estudante do IFRS conquista ouro e pratas nas Paralimpíadas Universitárias

O estudante Richard Douglas Poletto, dos cursos Licenciatura em Matemática e Especialização em Docência em Educação Básica e Profissional do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), conquistou um ouro e duas pratas nas Paralimpíadas Universitárias 2022, ocorrida entre os dias 13 e 15 de outubro de 2022, em João Pessoa, Paraíba.

Richard conquistou ouro na categoria lançamento de disco. As medalhas de prata vieram com o arremesso de peso e o lançamento de dardo. O estudante concorreu na categoria classe F-63 – para pessoas com deficiência nos membros inferiores que competem com prótese.

O atleta e acadêmico representante do IFRS nas Paralímpiadas Universitárias 2022,  também é formado em Processos Gerenciais pelo Campus Caxias do Sul.

Esse é o segundo ano que Richard representa o Instituto no campeonato. O primeiro foi nas Paralimpíadas Universitárias 2021, no CPB, em São Paulo. Nessa ele conquistou três medalhas: ouro no lançamento de disco, ouro no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso. O técnico Ricardo Barbosa é o responsável por orientar os treinos do estudante.

Para Richard, a “Busca da força interior para dar o meu melhor é o motivador para que eu siga praticando atletismo. O maior adversário sou eu mesmo”, conclui o atleta.

Sobre as Paralimpíadas Universitárias:

A quinta edição das Paralimpíadas Universitárias ocorreu de 13 a 15 de outubro, em João Pessoa, Paraíba. Esta é a primeira vez que a competição aconteceu fora do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.