Início do conteúdo

ESTUDANTE, Começam as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) no Campus Caxias do Sul


 

Olá, estudante! 

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais do Campus Caxias do Sul começam hoje,  dia 14/09!

Mesmo vivenciando um momento totalmente atípico, tenha certeza de que estamos nos dedicando, como sempre, para garantir a qualidade do nosso ensino.

Deixamos uma lista de orientações para que vocês possam iniciar as atividades e aproveitar ao máximo essa nova forma de aprender.

 

  1. Acesse diariamente o seu e-mail institucional.

É por meio do e-mail institucional que a equipe do Ensino e os professores irão se comunicar com você. Se você está com dificuldade em acessar seu e-mail institucional, escreva para [email protected] .

 

  1. As atividades para as APNPs nas quais você está inscrito estarão disponíveis no Moodle, a partir desta segunda-feira, dia 14/09.

 Para acessar as disciplinas e realizar as atividades, você deve seguir estas instruções:

a)  Acessar o Moodle pelo link:  http://campusvirtual.caxias.ifrs.edu.br/moodle.

. Caso você seja aluno ingressante em 2020 e seja seu primeiro acesso no Moodle, seu login será nome.sobrenome (igual ao e-mail institucional) e a  senha será o seu número de matrícula. Acessando o Moodle pela primeira vez, é preciso preencher o cadastro (perfil). Se você esqueceu a senha ou não conseguir acessar, escreva para [email protected] .

. Caso você já tenha utilizado o Moodle antes, seu login será nome.sobrenome (igual ao e-mail institucional) e a senha será a mesma utilizada para acessar os computadores dos laboratórios de informática do campus (senha de rede). Se você esqueceu a senha ou não conseguir acessar, escreva para [email protected] .

. Os professores entrarão em contato para dar as orientações de acesso às pastas das suas disciplinas.  Em alguns casos, o acesso será permitido por meio de uma senha (chave-de-acesso) que o professor irá enviar.

b) Leia o Plano de Ensino atentamente e utilize as ferramentas de interação (ex. fóruns, ou outras ferramentas indicadas pelo professor) caso você tenha dúvidas sobre o conteúdo, sobre as tarefas ou sobre os recursos do Moodle.

c) Caso você tenha dúvidas sobre como utilizar o Moodle, acesse o tutorial (Tutorial Moodle para o(a) aluno(a)) ou entre em contato com o Núcleo de Educação a Distância ([email protected]).

 Participe das aulas!

a) Organize-se para participar das atividades síncronas de acordo com os horários previstos (https://ifrs.edu.br/caxias/atividades-pedagogicas-nao-presenciais/ )

b) Sempre que possível, participe das APNPs em um lugar calmo, para evitar que ocorram interrupções;

c) Tenha à disposição o material necessário (lápis, caneta, papel, livros para a consulta, água, etc);

d) Evite distrações, deixe o celular no silencioso e evite abrir outras abas no computador, para que sua atenção esteja direcionada;

e) Entre na plataforma escolhida para o encontro síncrono com alguns minutos de antecedência;

f) Deixe o microfone desligado enquanto o(a) professor(a) e/ou colega fala. Solicite sua vez no bate-papo e aguarde a autorização. Isso favorece a comunicação e interação da turma;

g) Deixe a câmera ligada em sinal de empatia com o professor e para proporcionar maior engajamento e fortalecimento de vínculos. Em caso de dificuldade de conexão, você pode desligá-la.

h) Os encontros síncronos poderão ser gravados. Se no ato da inscrição você não concordou com o termo de uso de imagem e voz, mantenha sua câmera e microfone desligados. Interaja através do bate-papo.

i) Reserve tempo para as atividades assíncronas. Organize seu material, leia, faça as atividades propostas e agende um horário com o(a) professor(a) para esclarecer suas dúvidas (Atendimento Remoto).

 

  1. Você não está sozinho!

No Campus Caxias do Sul, professores e técnicos-administrativos estão dispostos a ajudar! Conte com a gente!

. Para questões relacionadas às aulas (APNPs), escreva para:

[email protected]   

[email protected]

. Para questões relacionadas a como utilizar o Moodle, escreva para 

[email protected] 

. Para questões relacionadas ao login e senha (acesso) do e-mail institucional e Moodle, escreva para:

[email protected]  

 

Outros contatos no campus:

Assistência Estudantil: assistê[email protected]

Apoio ao Aluno: [email protected]

Biblioteca: [email protected]

Registros Acadêmicos: [email protected]

Fim do conteúdo